Recentemente muitos sites tem divulgado a notícia assustadora de um vazamento de dados aonde mais de 1,4 bilhão de logins e senhas foram expostas e estão sendo compartilhadas na Dark Web. O vazamento tem dados de vários sites e serviços populares, incluindo a Netflix, Bitcoin, LinkedIn, Badoo, Pastebin, YouPorn, Last.FM, RedBox, Anti Public, Exploit.in, Minecraft, Zoosk e MySpace.
Os dados foram organizados em um grande arquivo com 415 GB de tamanho, aonde os nomes de usuário, e-mails e senhas foram organizados e classificados.
Essa notícia tem sido constantemente divulgada pela imprensa e por vários colegas da área. Não dá para negar o tom bem alarmista dela.
Mas o que ninguém fala é que quase a totalidade desses dados se referem a vazamentos antigos. Simplesmente juntaram as informações de diversos vazamentos anteriores e organizaram essa montanha de dados.
Ou seja, o alarde feito com isso não se justifica tecnicamente. É bom lembrar os usuários o perigo de usar senhas fáceis e, principalmente, usar as mesmas senhas em sites diferentes. Essa também é uma oportunidade para conscientizar os usuários sobre a importância de trocar as senhas periodicamente.
O que tiramos de bom disso é a imagem abaixo, que mostra as senhas mais presentes nesse vazamento. Podemos ver que as senhas triviais representam quase todas as 36 senhas mais encontradas no vazamento.
Um comentário:
Bom artigo sobre o assunto. Melhor que o tecmundo. Um pouco. Rsrs!
Postar um comentário