janeiro 15, 2018

[Segurança] Pagamos Boleto!

Uma das formas mais comuns dos ciber criminosos Brasileiros ganharem dinheiro é através do pagamento de boletos de terceiros.

Uma vez que eles consigam acesso a conta corrente de uma vítima (através de phishing, por exemplo), uma das formas mais fáceis deles roubarem o dinheiro via Internet Banking é o pagamento de contas.

O fraudador se compromete a pagar contas (por exemplo, boleto de cartão de crédito, boleto de imposto, etc) com um desconto atrativo. Alguém é atraído pela possibilidade de se dar bem pagando uma dívida por um valor menor, e repassa o código do boleto e o valor para o criminoso. Então, o criminoso usa a conta corrente da vítima para pagar o boleto. Ele pode fazer isso simplesmente acessando o Internet Banking com as credenciais da vítima, ou até mesmo usando um malware de boleto especializado.

O anúncio abaixo é um exemplo (que recebi de colegas) aonde alguém oferece o serviço de pagamento de boletos cobrando apenas 50% do valor original da dívida.


O pagamento de boletos traz como vantagem, para o ciber criminoso, de que a transação pode ser mais difícil de ser rastreada e extornada do que se ele fizesse uma simples tranferência de valores. Além do mais, a conta não está em nome dele, então fica difícil comprovar a sua participação na fraude.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.