maio 09, 2018

[Cyber Cultura] Principais características dos hackerspaces

Lendo o material da Beatriz Cintra Martins sobre a sua pesquisa de pós-doutorado  “Um estudo dos hackerspaces brasileiros como espaços comunitários de produção de conhecimento”, eu me interessei em particular pelo material em que ela identifica as características e estruturas dos hackerspaces.

Assim, eu fiz uma coletânea dessas características que achei mais relevantes e interessantes:
  • Funcionam como centros comunitários de encontros e trocas;
  • São autofinanciados e auto-organizados;
  • Não são voltados ao lucro;
  • Instalados em espaços físicos, alugados;
  • Abertos ao público em geral;
  • Mais ligados à ideologia liberal, mas em geral não estão comprometidos com projetos políticos;
  • Equipamentos, ferramentas, ideias e informações são compartilhados sem discriminação;
  • Foco maior em compartilhar o conhecimento do que em simplesmente ensinar (ou seja, um modelo educacional pela experimentação e aprendizagem coletiva);
  • Democratização da tecnologia (acesso e experimentação) e práticas Faça Você Mesmo (Do It Yourself);
  • Enfase maior em brincar com a tecnologia.
Em 2011 eu publiquei aqui um artigo aonde descrevi quais são as principais características de um hackerspace, na minha opinião. E todas elas estão identificadas na lista acima :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.