Na minha opinião, para discutir como reter um profissional, primeiro precisamos pensar no que o motiva a trabalhar naquela empresa - ou o que não o motiva, e portanto, o faria aceitar uma proposta de emprego em outro lugar.
A motivação do funcionário é responsável diretamente pelo seu nível de disposição e seu comprometimento com a empresa e com o seu serviço. Logo, ela tem forte impacto no desempenho e na produtividade do indivíduo e, por consequência, da empresa.
O primeiro ponto que devemos ter em mente é que cada pessoa tem motivos diferentes para se sentir motivada, e há diversas teorias que tentam explicar e mapear esses fatores. Na verdade, o simples fato de haver diversas teorias diferentes sobre o tema de motivação no trabalho já mostra que o assunto é complexo e que cada pessoa tem um grupo variado e diversificado de razões motivacionais.
Algumas pessoas se motivam por um ou mais dos seguintes fatores, que podem ser externos ou internos - chamados de "motivação extrínseca" ou "intrínseca", respectivamente:
- Dinheiro (ou seja, ele vai trabalhar na empresa que paga o melhor salário e/ou pacote de benefícios);
- Ego e auto-estima (se o trabalho permite que ela se exponha e se destaque profissionalmente);
- Sensação de estabilidade no emprego;
- Desafios profissionais;
- Oportunidade de crescimento pessoal (ex: se a empresa apoia que seus funcionários façam cursos de idiomas, pós-graduação, etc);
- Inspiração pela liderança da empresa;
- Identificação com os valores e cultura da empresa;
- Ambiente de trabalho, incluindo o local (instalações, arquitetura, áreas de trabalho e descanso, etc) e a disponibilidade de ferramentas e equipamentos de trabalho adequados;
- Reconhecimento e recompensas (como bônus, prêmios, promoções de cargo ou salário, etc)
- Investimento no profissional (por exemplo, se a empresa permite e apoie que você participe de eventos, cursos e treinamentos);
- Sentimento de realização e/ou propósito;
Cada pessoa tem seu conjunto de fatores que valoriza, que aceita ou que despreza. Ou seja, há fatores internos e externos que a pessoa busca ao realizar o seu trabalho, há alguns fatores que afetam muito pouco a sua motivação (para mais ou para menos) e cada um pode ter um conjunto de fatores que considera inaceitável, que não o faria trabalhar em uma determinada empresa.
Pense, por exemplo, em trabalhar em uma empresa que paga um excelente salário, te dá uma visibilidade profissional mas a empresa não tem política de investir no treinamento dos funcionários e o seu chefe é uma pessoa que não sabe gerenciar o time, não dando o menor apoio aos seus subordinados. Há pessoas que não se importariam com isso e focariam no benefício que o salário traz: engole sapo das 9h as 18h e depois disso vai curtir a vida. Há pessoas que se desmotivariam por não serem incentivadas a fazer treinamento, ir em eventos ou fazer uma pós - mas há também quem faria isso por conta própria, independente do apoio da empresa. E há quem ignoraria o péssimo chefe e faria o trabalho do jeito que desse. E há quem não teria estômago para trabalho sob um modelo de gestão desses.
Cada pessoa tem os seus valores. A verdadeira motivação vem do casamento entre a motivação, empenho e disposição do funcionário com os elementos que a companhia deve oferecer aos seus colaboradores para manter todos engajados (motivação organizacional).
Baseado em várias dicas que achei em alguns artigos sobre como as empresas devem manter um ambiente que valorize o funcionário (esse, esse e esse), eu sugiro as seguintes ações:
- Oferecer um ambiente de trabalho agradável (inclui o escritório físico, equipamentos de qualidade e clima organizacional);
- Ter valores claros e segui-los;
- Respeitar e empoderar os funcionários, dando-os autonomia para realizar seu trabalho;
- Colocar as pessoas certas para desempenhar as funções;
- Receber e dar feedbacks (incluindo feedbacks do funcionário para o seu gestor);
- Investir em capacitação profissional;
- Promover desafios constantemente;
- Estabelecer metas claras e alcançáveis;
- Oferecer reconhecimento por conquistas e desempenho;
- Cultivar bons relacionamentos entre as pessoas e manter um ambiente de trabalho que aceite, promova e respeite as diferenças;
- Estimular a criatividade;
- Tenha um canal de reclamações e sugestões;
- Crie um ambiente que estimule a aprendizagem, a experimentação e aceite os erros - pois errar faz parte do processo de aprendizagem.
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