agosto 22, 2018

[Cyber Cultura] Trolls nos Grupos no Telegram

Porque será que é tão difícil manter um grupo no Telegram?


Na verdade eu não sei a resposta, e este post é um convite a reflexão.

Eu já vi esse fenômeno acontecer algumas vezes. A ideia original é simples: usar uma plataforma de comunicação instantânea para facilitar a interação entre pessoas de uma mesma comunidade. Hoje em dia o Telegram é a primeira opção, uma vez que ele tem diversas facilidades para o gerenciamento de grupos. Afinal de contas, hoje em dia os aplicativos de comunicação instantânea (WhatsApp, Telegram, Slack, etc) estão muito popularizados e seu uso é mais comum do que as "antigas" mensagens via e-mail, ou aqueles fóruns baseados em web - isso sem falar nos paleozóicos grupos de IRC, que eram tão comuns nos primórdios da Internet, mas que hoje só são utilizados uma pequena parcela desse público saudosista.

De repente o Garoa apagou o seu grupo no Telegram, que estava com 800 participantes, mas o mesmo também aconteceu com um grupo do Roadsec há alguns meses atrás (com mais de mil pessoas) e com o Mente Binária no ano passado.


Infelizmente a fórmula tem se repetido: após criado o grupo e depois de alguns discussões e interações entre os participantes, surgem os Trolls - e a partir deste momento eles dominam o canal de comunicação. As trocas de ideias e as discussões produtivas dão lugar a provocações, ofensas e discussões off-topic. Este momento, só resta ao grupo partir para uma intensa ação de monitoramento e moderação da comunidade, tentando acalmar as discussões, eventualmente banindo participantes e apagando mensagens ofensivas, com objetivo de manter um nível civilizado de interação. Isso gera muito trabalho para os administradores do grupo.

E, no final das contas, quem sai perdendo é o coletivo, a partir do momento que o grupo de comunicação deixa de representar os interesses entre os participantes.

Para piorar: poucas pessoas realmente tem paciência de ficar moderando um grupo com centenas de participantes e centenas de mensagens por dia. Quando surge uma treta, as mensagens pode facilmente exceder a casa dos milhares em um intervalo de poucas horas.

A principal dúvida é porque o telegram se tornou um ambiente que atrai tantos Trolls e facilita tanto a difusão do seu discurso de ódio? É bizarro como eles conseguem rapidamente dominar um grupo.

Há várias tentativas de explicar esse fenômeno. Em uma pesquisa recente das universidades de Stanford e Cornell, os pesquisadores concluíram que os dois principais motivos que levam as pessoas a ter um comportamento tóxico online são o humor da pessoa naquele momento e, principalmente, o tom dos demais comentários. Ou seja, é muito comum que as pessoas sejam influenciadas por comentários negativos e respondam de forma negativa (a favor ou contra o comentário anterior), gerando uma espiral de trollagem. Além disso, segundo um professor da universidade Nottingham Trent, as pessoas se sentem desinibidas e protegidas pelo anonimato online.

Para piorar, uma decisão recente da justiça brasileira torna os administradores destes grupos co-responsáveis pelo conteúdo ofensivo., mesmo que publicado por outro participante do grupo.

2 comentários:

Toshio disse...

Isso acontece e sempre acontecerá, lembro-me das listas da riseup do grupo bicicletada-sp que possuia muitas vezes mais de 2000 mensagens mês, a partir do momento da dominação de trolls, o ideal sucumbe e os sérios se retiram. Infelizmente é algo que tende a crescer e não desaparecer.

Thiago Coelho disse...

Pelo menos no Telegram tem os bots que podem ajudar a gerenciar os grupos, e alguns deles podem alertar e até expulsar os membros infratores

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.