setembro 03, 2018

[Segurança] Ataque do momento: Cryptomining malware

Temos um novo tipo de malware rodando por aí, que começou a incomodar no início deste ano e que hoje em dia já está se tornando uma das ameaças que mais crescem. Esqueçam os Ransomwares! A grande ameaça da moda agora são os...

Cryptomining malwares


Essa técnica consiste em criar códigos maliciosos direcionados a obter moedas digitais, como Bitcoin, Monero, etc. Alguns deles são baseados em malwares tradicionais que infectam o computador da vítima, através de exploit kits, spam e APKs maliciosos, com objetivo de roubar dados de acesso a carteira da vítima ou usar o computador para mineração. Outros são baseados em extensões maliciosas para os navegadores, minerando cripto moedas sem o conhecimento nem a permissão do usuário. E também há o uso ético desta tecnologia, em que os usuários conscientemente aceitam que outros usem sua CPU para minerar moedas - como no caso de uma "doação" ou para obter algum benefício (por exemplo, em troca de uma funcionalidade específica ou acesso ao site sem anúncios).

Segundo um relatório de tendências em 2018 da MalwareBytes, os malwares do tipo Cryptomining se tornaram a principal família de malwares este ano. A Kaspersky aponta que os cryptominers estão em franca expansão na América Latina!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.