junho 05, 2019

[Cyber Cultura] É a vez do Mobile Banking!

Segundo dados da Febraban, o Mobile banking é o canal mais utilizado pelos brasileiros para transações bancárias (pagamento de contas e transferências).

Em 2018 o Mobile Banking foi responsável por 40% do total de operações bancárias, representando 31,3 bilhÕes de transações, das quais 2,5 bilhões foram pagamentos de contas e transferências. Esta foi a primeira vez que o celular superou o Internet Banking na preferência do brasileiro. Isto representa um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Em 2014 o Mobile Banking respondia por apenas 10% das operações.


Os canais digitais são o principal meio de interação com os bancos. Hoje, 6 de cada 10 transações (com ou sem movimentação financeira) são feitas por celular ou computador. Em terceiro lugar vem os caixas eletrônicos, que realizaram 12% das transações bancárias em 2018.

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, um estudo realizado anualmente pela Federação Brasileira de Bancos junto com a Deloitte, mostrou outros indicadores da importância dos canais digitais na vida dos bancos:

  • Houve um boom de contas abertas por meio do Mobile Banking: foram 2,5 milhões em 2018 ante 1,6 milhão no ano anterior. Pelo Internet Banking, foram abertas 434 mil contas no ano passado;
  • Houve um forte incremento de 60% na contratação de crédito por aplicativos de celular; e os investimentos e aplicações feitas pelo mesmo canal cresceram 36%;
  • As interações entre clientes e bancos por web-chat tiveram um crescimento de 364%, e chegaram a 138,3 milhões no ano passado. Já os atendimentos via chatbot passaram de 3 milhões, em 2017, para 80,6 milhões no ano passado.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.