dezembro 16, 2021

[Segurança] Golpe do "celular provisório" faz muitas vítimas no Whataspp

Não é de hoje que o golpe do WhatsApp é uma verdadeira pandemia no Brasil. Atualmente a modalidade mais comum desse golpe tem sido o uso de uma foto de parente ou conhecido, em um número telefônico novo, para pedir dinheiro emprestado. Esse golpe é chamado, às vezes, de "golpe do celular provisório".

Simples assim. Na verdade, é incrível imaginar que um golpe tão simples consegue enganar tanta gente!

De repente, você recebe uma mensagem de um parente ou amigo próximo em um número telefônico novo, desconhecido, dizendo que trocou de número por causa de algum problema (por exemplo, perdeu o celular ou teve problema com o chip). A foto, no perfil do WhatsApp, é dessa pessoa, então a vítima pensa que está conversando com o contato real.

As vítimas preferidas são as pessoas idosas, e normalmente o fraudador tenta se passar por um parente próximo, filha/filho ou sobrinha/sobrinho.

Para realizar esse golpe, normalmente os criminosos cruzam dados de vazamentos de empresas com informações facilmente obtidas em redes sociais para escolher suas vítimas: a pessoa que vai ser abordada e um parente ou amigo - do qual pegam uma foto nas redes sociais para construir o perfil falso.

A partir dos vazamentos, eles escolhem uma pessoa e seu número telefônico. Em seguida, procuram pela vítima nas redes sociais e encontram seus contatos, pegam a foto de um deles (preferencialmente um parente próximo) e coloca essa foto da pessoa conhecida em um perfil qualquer no Whatsapp que está no celular nas mãos do bandido (logo, com um número telefônico desconhecido). O fraudador entra em contato com a vítima, se identifica como um parente ou amigo específico e alega que precisou trocar o número telefônico por algum problema (por exemplo, o celular foi perdido ou danificado). Após uma rápida conversa, ele pede dinheiro emprestado alegando uma emergência qualquer - um boleto que vence naquele dia e estão sem limite ou sem acesso ao app do banco, por exemplo.


Isso aconteceu recentemente em minha família: um criminoso entrou em contato com o meu pai, em um número estranho usando a foto do meu irmão. Outra colega de trabalho teve a sua tia recebendo mensagens em seu nome. Felizmente, ambos perceberam o golpe. Outro colega de trabalho teve o pai abordado, com um perfil em seu nome, mas infelizmente o pai não desconfiou que poderia ser um bandido e fez a transferência para o fraudador :(

Para piorar a situação, normalmente quando a vítima faz a transferência, os criminosos percebem que a enganaram e passam a pedir mais dinheiro, por outros motivos, até que a vítima perceba que caiu no golpe. :(

Há pouco que possa ser feito para evitar a fraude, pois o criminoso não explora nenhuma fragilidade ou vulnerabilidade técnica - eles exploram apenas a inocência da vítima. A boa e velha "engenharia social".

Mas vale a pena tomar os cuidados abaixo para previnir o golpe:
  • Antes de mais nada, restrinja o acesso ao seu perfil nas redes sociais somente aos seus contatos (ou conhecidos). É possível configurar as suas contas no Twitter, Facebook e Instagram para que sejam "privadas", só visualizadas por pessoas que foram adicionadas como amigos;
  • O mesmo deve ser feito no WhatsApp: limite a visualização da sua foto de perfil somente aos seus contatos cadastrados no celular!
  • Caso algum parente ou conhecido te aborde no WhatsApp para pedir dinheiro emprestado,  antes de mais nada certifique-se de que está falando com a pessoa correta! Faça perguntas ou comentários sobre algum assunto pessoal e, para ter certeza de que a pessoa é realmente aquela que você conhece, faça uma ligação de vídeo ou voz.
Aproveita e compartilha esse vídeo do Porta dos Fundos no grupo da família:


Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.