Mas uma cena não sai da minha cabeça: recentemente eu fui em um evento para executivos do mercado de segurança e, tirando o time de staff do organizador do evento, não vi mulheres entre os executivos convidados. Haviam cerca de 50 pessoas, mas eu não identifiquei nenhuma convidada mulher no local. Não é uma crítica ao evento, pois sei que existem algumas executivas de segurança que costumam estar presentes nesses encontros, Mas, provavelmente, são cerca de 5 mulheres em um universo de 100 ou mais executivos que costumam estar presentes. Repito: não é culpa da organização do evento, mas é reflexo do nosso mercado de trabalho, que é formado majoritariamente por homens em todos os níveis e posições hierárquicas.
Não é vitimismo nem mimimi. Vivemos em uma sociedade machista, e a luta a favor da igualdade e diversidade deve ser constante, diária.
Não faz muito tempo assim que as mulheres não tinham sequer o direito a voto, por exemplo - isso foi aprovado em 1932, há 90 anos atrás!. Até pouco tempo atrás, a educação das meninas não era prioridade! A minha avó paterna, por exemplo, não foi alfabetizada quando criança pois saber ler e escrever era considerado importante só para os filhos homens. Ou seja, se você é mulher e está lendo esse artigo, agradeça as feministas que lutaram por esse direito.
Para aproveitar essa data, que tal prestigiar alguns eventos legais da comunidade de tecnologia e segurança?
- De 08 a 10/03, a WOMCY vai fazer uma sequência de lives com duas palestras por dia de mulheres falando sobre temas relevantes de segurança. As palestras serão transmitidas ao vivo no Canal da WOMCY no YouTube, a partir das 19h;
- Na sexta-feira 1103, a partir das 9 horas, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) vai promover o Seminário “Diversidade e Equidade no setor de TI no Brasil: Perspectivas sobre o trabalho e inclusão digital” com um time de especialistas majoritariamente feminino, e terá como foco os desafios para inserção das mulheres no mercado de tecnologia, buscando entender o papel da diversidade como forma de promover a inclusão digital de quem usa e de quem produz tecnologia. A transmissão será ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.
Para saber mais:
- Sete fatos sobre a história dos direitos das mulheres no Brasil
- As conquistas das mulheres ao longo da história
- Voto feminino foi conquistado depois de uma luta de 100 anos
- Conquista do voto feminino no Brasil completa 90 anos, mas participação de mulheres ainda é baixa nos espaços políticos
PS (adicionado em 09/03): Adorei essa tirinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário