março 08, 2022

[Cidadania] Dia Internacional das Mulheres

Eu queria escrever algo sobre a data de hoje, o Dia Internacional das Mulheres. Afinal, acredito que devemos respeitar, valorizar e apoiar a participação feminina na sociedade, hoje e sempre, todos os dias do ano.

Mas uma cena não sai da minha cabeça: recentemente eu fui em um evento para executivos do mercado de segurança e, tirando o time de staff do organizador do evento, não vi mulheres entre os executivos convidados. Haviam cerca de 50 pessoas, mas eu não identifiquei nenhuma convidada mulher no local. Não é uma crítica ao evento, pois sei que existem algumas executivas de segurança que costumam estar presentes nesses encontros, Mas, provavelmente, são cerca de 5 mulheres em um universo de 100 ou mais executivos que costumam estar presentes. Repito: não é culpa da organização do evento, mas é reflexo do nosso mercado de trabalho, que é formado majoritariamente por homens em todos os níveis e posições hierárquicas.

Não é vitimismo nem mimimi. Vivemos em uma sociedade machista, e a luta a favor da igualdade e diversidade deve ser constante, diária.

Não faz muito tempo assim que as mulheres não tinham sequer o direito a voto, por exemplo - isso foi aprovado em 1932, há 90 anos atrás!. Até pouco tempo atrás, a educação das meninas não era prioridade! A minha avó paterna, por exemplo, não foi alfabetizada quando criança pois saber ler e escrever era considerado importante só para os filhos homens. Ou seja, se você é mulher e está lendo esse artigo, agradeça as feministas que lutaram por esse direito.


Para aproveitar essa data, que tal prestigiar alguns eventos legais da comunidade de tecnologia e segurança?
Para saber mais:



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.