março 25, 2022

[Segurança] O golpe do "robô do Pix"

Esse golpe pode ter vários nomes, em vários perfis nas redes sociais, dos quais eu escolhi um nome genérico para dar o título desse post.

Talvez você já tenha visto perfis no Instagram com nomes do tipo "Rei do Pix", "Marcelo do Pix", "Princesinha do Pix", etc.

Em comum, diversos perfis em redes sociais prometem ganho fácil, bastaria você fazer um Pix para o dono do perfil que seria feita uma transferência de volta, via Pix, de um valor bem maior. Em troca de um dinheiro adiantado, os fraudadores prometem enviar um Pix de volta, em um valor bem maior. Eles frequentemente divulgam uma "tabela" de ganhos, de quanto dinheiro você ganharia para cada valor transferido e compartilham exemplos de recibos de pessoas que, supostamente, receberam o dinheiro prometido.

  

  

A vítima acredita na mensagem prometendo dinheiro fácil, e supostamente sem riscos, e faz o Pix para a conta do fraudador. Obviamente ela não recebe nada em troca, o fraudador bloqueia o contato via WhatsApp e a vítima fica sem seu dinheiro. Em alguns casos, o dono do perfil pode fazer algumas transferências de volta para envolver a vítima e, no final, obter uma transferência de maior valor.

Alguns desses perfis alegam explorar um suposto bug no Pix ou alguma falha no sistema de pagamentos.  Eu achei um que era mais sincero: dizia usar contas de laranjas e dinheiro de terceiros para transferir o valor prometido.


O fraudador, no caso, pode simplesmente querer enganar a vitima recebendo o valor do Pix sem retornar nada, ou pior ainda: pode usar esse esquema para retirar dinheiro de contas correntes invadidas. Assim, ele transfere dinheiro para a conta da pessoa interessada, que vai ser incriminada quando o banco da conta invadida investigar a fraude.

O risco para as pessoas que caem nesse golpe, na verdade, são dois:
  • Simples perda financeira, ao transferir o dinheiro e não receber o valor prometido;
  • Acabar participando de um esquema criminoso e ser indiciado por isso, caso receba uma transferência originária de uma conta corrente previamente invadida pelo golpista.
O golpe é muito simples, e pela quantidade de perfis nas redes sociais oferecendo essa possibilidade de ganho fácil, acredito que tem muita gente que cai.

Veja também:









Um comentário:

Unknown disse...

É cada um, querendo se dar bem nas custas dos outros hoje em dia. Muito triste isso, ainda mais em saber que isso ja esta rodando a anos.. :(

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.