junho 30, 2022

[Geek] 30 anos da internet no Brasil

Este mês de junho está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de lembrar que há 30 anos foi oficialmente realizada a primeira conexão do nosso país com a Internet.

O fato aconteceu no dia 3 de junho de 1992, para oferecer uma conexão internacional estável e de boa capacidade para os chefes de estado e representantes de governo de 180 países que participaram da Rio-92 (ou ECO-92), a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O evento, de grande importância mundial e que representou um marco histórico no debate sobre desenvolvimento sustentável, aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu governos, organizações não governamentais, cientistas, jornalistas e a sociedade civil, para discutir o futuro do nosso planeta.


Coube à RNP criar uma infraestrutura de conexão com a Internet para o evento, através de uma conexão entre Rio e São Paulo com saída internacional, aproveitando um projeto criado para o Fórum Global, um evento que aconteceu em paralelo a Rio-92. O Fórum Global já havia contratada uma infra-estrutura de BBS ("bulletin board system") chamada Alternex, mantida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que permitia aos participantes se comunicar com instituições no exterior, duas vezes por dia. 

O responsável pela Alternex, Carlos Afonso, articulou-se com o coordenador do projeto RNP, Tadao Takahashi, e dessa parceria, surgiram recursos do governo brasileiro para equipamentos que dariam suporte à infraestrutura necessária para os dois eventos, e que ficariam no país para o uso posterior.  Assim, foi construída uma conexão Rio-São Paulo com duas saídas internacionais para os EUA, uma na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na liderança de Demi Getschko, e outra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seguida, ainda em 1992, a RNP criou a primeira rede de internet do país para fins acadêmicos, interligando dez capitais e o Distrito Federal. A rede permitiu que pesquisadores brasileiros estivessem conectados entre si e com seus pares internacionais.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.