Mais uma estatística para as apresentações dos vendedores de produtos de segurança! Após a Atento divulgar um prejuízo de 34,8 milhões de dólares devido ao ciber ataque que sofreram em outubro do ano passado, agora ficamos sabendo que a Americanas teve um impacto na receita de quase 1 bilhão de reais. Ou, mais precisamente...
Segundo o balanço trimestral da Americanas, divulgado em 12 de maio, a empresa divulgou (na linha “incidente de segurança (perda de venda)”) que perdeu R$ 923 milhões em vendas por conta da paralisação de seus sites e aplicativos por 5 dias, causada pelo ciber ataque.
A Americanas também estima que o ciber ataque causou uma queda no crescimento nas vendas do e-commerce (medida pelo indicador Gross Merchandise Volume / GMV) no período, de 30% (estimado) para 20% (resultado medido).
Em 19 de fevereiro deste ano a Americanas foi atacada pelo grupo Lapsus$, que invadiu os sistemas da empresa e alegou ter impactado até mesmo o ambiente de processamento de cartões deles. Durante cerca de cinco dias, os sites da Americanas e Submarino ficaram com sua operação instável ou fora do ar. Na época, o mercado já previa um prejuízo de pelo menos 300 milhões de reais.
O ciber ataque foi tão bem planejado que, após as equipes de segurança e TI identificarem o ataque e recuperar seus sistemas, o pessoal do Lapsus$ continuava com acesso ao ambiente e realizou um novo ataque, destruindo novamente os servidores.
O pior de tudo foi que a invasão ocorreu em um momento em que a Americanas fazia várias campanhas associadas ao Big Brother Brasil, e diversas ações de marketing foram impactadas.
Recentemente, surgiram vários rumores no mercado de que uma parte do time de segurança da Americanas (B2W) foi demitida da empresa, justamente por conta do ciber ataque.
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