maio 25, 2022

[Geek] Hoje é o Dia da Toalha / Dia do Orgulho Nerd

Hoje, 25 de Maio, é celebrado em todo o mundo o Dia do Orgulho Nerd ("Geek Pride Day", em inglês), também conhecido como Dia da Toalha. Essa é uma data bem legal, para celebrarmos a cultura geek e nerd e todos os universos que ela engloba. Não importa se você é fã da DC ou Marvel, se gosta do Harry Potter, se é um trecker ou se prefere Star Wars. Você gosta de videogames ou jogos de tabuleiro? Esse dia é para todos nós :)

Eu achei uma reportagem da Super Interessante que conta a história de como surgiu essa data. Eu recomendo a leitura, é bem agradável: O que é Dia da Toalha? (E por que ele é comemorado na data errada). Ah, existe também a explicação oficial, aqui.

Resumindo a história, inicialmente essa celebração surgiu em 2001 como o "Dia da Toalha" para homenagear o Douglas Adams, escritor da série maravilhosa de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (uma mistura de fantasia, ficção científica e humor) e que morreu naquele ano. Após muita discussão entre os fãs, a data foi escolhida meio que de forma aleatória.


Posteriormente, o pessoal percebeu uma grande e feliz coincidência: quando teve a comemoração de 29 anos da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars) em 2006, os fãs espanhois decidiram comemorar nesse mesmo dia, 25 de maio, o fato que Star Wars foi exibido pela primeira vez nos cinemas, em 1977 - o primeiro filme, rebatizado como "Uma nova esperança". E, assim, as datas se fundiram e o Dia da Toalha passou a ser considerado também como o Dia do Orgulho Nerd.

Não importa, portanto, se você é um humano, elfo, gobblin, vogon, wookiee ou um vulcano. Hoje é um dia para celebrar a cultura nerd / geek e se divertir!

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.