maio 25, 2020

[Geek] Dia do Orgulho Nerd

Hoje, 25 de Maio, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, também chamado de Dia do Orgulho Geek, ou Dia da Toalha.

Esse é um dia para celebrarmos (e nos divertirmos) com a cultura nerd / geek, que ficou tão popular nos últimos anos. Hoje podemos comemorar o direito de toda pessoa ser um pouquinho nerd ou geek.

Essa data, 25 de maio, é bem legal pois faz referência a duas coisas bem populares no universo nerd. Nesse dia aconteceu a première do primeiro filme da série Star Wars, o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 25 de maio de 1977,  mas também coincide com o "Dia da Toalha", que foi criado para homenagear o escritor Douglas Adams, autor da excelente "trilogia de cinco livros" de ficção/humor "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

As vezes usados como sinônimos, Geeks e Nerds são termos diferentes aplicados para tipos de pessoas diferentes. Enquanto os geeks podem ser descritos como entusiastas e obcecados por coisas "legais" e modernas, os nerds, por outro lado, são mais associados aos intelectuais e pessoas que se concentram em adquirir conhecimento profundo em um tema ou área específica, normalmente relacionado ao mundo de exatas.

Mas nós nos acostumamos a usar os termos como sinônimos (embora o "nerd" seja mais pejorativo). Na minha opinião, existem inúmeros tipos de personificações e estereótipos, e essa data também serve para celebrar esses diversos tipos de nerds: o nerd de tecnologia, o cinéfilo, o amante de quadrinhos, HQs ou mangás, o nerd de astronomia, ou de história, o apaixonado por livros ou por contos ou séries, o jogador de D&D, jogos de tabuleiro ou jogos online. Uma pessoa pode ser, ao mesmo tempo, fã de Jornada nas Estrelas e de Game of Thrones, e isso hoje em dia é normal.


Eu acredito que a cultura geek se popularizou por causa da massificação da Internet, da TV a cabo e da tecnologia em geral. De repente as tecnologias ficaram acessíveis para todo mundo, e a TV a cabo popularizou o acesso a seriados e filmes. Outra coisa importante foi a recente tendência do cinema de fazer filmes de heróis, popularizando o universo Marvel e DC. Isso tudo, ao meu ver, fez que a cultura Nerd deixasse de ser mal vista. O seriado "The Big Bang Theory" também serviu para mostrar, para o público, o lado divertido e cômico do universo nerd.

Eu gosto do universo Geek e Nerd pois, na minha opinião, ele é voltado em torno do conhecimento (estudo) e da imaginação, e muitas vezes as duas coisas andam juntas. É possível se divertir muito e sonhar por um mundo melhor sendo nerd. Na minha opinião, o mais importante é que cada pessoa seja o que ela quer, tenha seus gostos pessoais e não sofra preconceito por isso. O dia do orgulho nerd ajuda a diminuir o preconceito que ainda existe contra essa galera.

O Dia do Orgulho Nerd é uma data bem legal pois ajuda a desmistificar a figura caricata do nerd, e ajuda a mostrar que todos nós podemos ser um pouco nerds.

Que tal aproveitar esse dia para fazer alguns quizz divertidos? Tem centenas deles online, e eu gostei desses aqui:
Veja também...

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.