maio 29, 2020

[Segurança] Spams no Blog

Os comentários do meu blog são moderados, mas não faço isso por ser chato. Acontece que é extremamente comum spammers utilizarem as seções de comentários de blogs para publicar anúncios e mensagens (eu já comentei sobre isso em 2018). As vezes, eles até se parecem inicialmente com um comentário "normal", de alguém elogiando a publicação, mas vem com algum link de propaganda.

Veja, por exemplo, alguns comentários que tenho pendente em meu blog:


O curioso são os dois últimos, em árabe, que se traduzem como algo estranho (obrigado ao tradutor do Google):
Fateh Sewer Company in Jubail Fateh Sewer Company 
Detection Company for Baths in Al-Khobar News Detecting Company for Baths in Al-Jubail Detecting Company Dammam Dammam Fateh Sewer Company Qatif

Muitos administradores de blogs e de sites sofrem com o transtorno causado por esses spammers, que normalmente utilizam robôs para publicar suas mensagens de forma passiva. Por exemplo, na Wiki do Garoa, o hackrrspace que eu faço parte, já tivemos casos de spammers que criaram usuários só para criar páginas ou editar as páginas existentes para incluir propaganda. Isso também acontece com frequência em grupos no Telegram.

Um comentário:

1d1yv8ex disse...

Já tentou usar o Disqus? A proteção contra spam dele parece ser bem robusta.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.