maio 19, 2020

[Segurança] Golpe da falsa central de atendimento

Existe um golpe que é extremamente comum, e eu já comentei um pouco aqui no blog, que é o golpe da falsa central telefônica. Nesse golpe, os ciber criminosos entram em contato com a vítima fazendo se passar pela central de atendimento do seu banco, e usam engenharia social para conseguir obter informações de acesso a conta bancária, ou até mesmo, o cartão da vítima (quando enviam um falso motoboy para  retirar o cartão).

Um golpe muito comum acontece quando o fraudador obtém alguns dados pessoais da vítima, que ajudam a convencer a vítima de que o atendimento é do banco (como nome completo, data de nascimento, CPF). Ao entrar em contato com a vítima, os fraudadores geralmente fazem se passar pela central de proteção do banco, alegando que o cliente sofreu uma tentativa de fraude (que não ocorreu!). Isso é importante pois deixa a vítima desconcertada, preocupada e mais suscetível ao golpe. Assim, o fraudador tenta obter a senha so cliente: ou perguntando diretaemente, ou transferindo a ligação para uma falsa central telefônica, que imita a central do banco. Ao digitar a senha, o criminoso consegue acessar a conta da vítima.

Veja esse caso de fraude, descrito no Reclame Aqui:
Em 16/04/2020 aproximadamente às 11:50 horas, recebi uma ligação do número de telefone 31 3003-6040 no qual a mulher se apresentava como funcionária do Banco Inter. A mesma já sabia de alguns dados pessoais meus e informou que estavam tentando acessar minha conta, e questionou se eu estava tentando acessar de algum dispositivo diferente do habitual que é meu celular, eu respondi que não e já entrei em desespero. A mesma solicitou que eu alterasse minha senha do cartão, para que pudéssemos impedir uma nova tentativa de acesso a minha conta. Ainda em linha, acessei minha conta via aplicativo do Inter e alterei minha senha, a mulher pediu que eu aguardasse em linha para fazer verificações. Como a ligação começou a ficar muito demorada, eu acessei minha conta ainda em linha com ela, e notei que haviam invadido minha conta e resgataram dinheiro da minha poupança, realizaram duas transferências totalizando o valor de R$ 3.178,48 e compras de GIFT CARD totalizando R$ 375,00 e ainda com o Crédito Cashback, realizaram uma recarga de R$ 15,00 para um celular TIM que não consegui encontrar o número. Imediatamente entrei contato com o Inter do telefone da empresa onde trabalho (...) e informei o ocorrido para três atendentes.
Com uma simples busca no Reclame Aqui, é possível ver que esse número de telefone (031) 3003-6040 já foi utilizado várias vezes para aplicar golpes similares, em clientes de diversos bancos.

A dica para prevenir esse golpe é simples: nenhum banco pede a senha do cliente, nenhum banco envia motoboy para retirar um cartão seu que teria sido, supostamente, clonado. Se receber uma ligação assim, desconfie! Ligue você mesmo para o seu banco e pergunte para eles,

Veja também:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.