Os bandidos ligam, e normalmente se identificam com se fossem da central antifraude do seu banco, para em seguida pedir seus dado. Eles podem até usar recursos tecnológicos, como simular o número de telefone do banco, utilizar gravações e menus para simular o atendimento da central telefônica do banco e, assim, ganhar a sua confiança. Com suas informações e senha, os bandidos podem contornar os bloqueios de segurança até limpar sua conta bancária.
Outro golpe que é muito comum é quando o fraudador liga para o telefone fixo da vítima (esse detalhe é muito importante!).Ele se identifica como se fosse do banco e pede para o cliente ligar para o número no verso do seu cartão. O fraudador finge que desliga o telefone, e quando a vítima tenta ligar para a central, na verdade o fraudador continua na ilha e captura os dados. Esse golpe só é possível pois, ao ligar para um número fixo, a ligação só é encerrada se o originador desconectar (o fraudador, no caso). Se a pessoa que recebeu a ligação desligar mas a origem não, a linha continua ativa. E os criminosos se aproveitam disso!
Moral da história: desconfie quando receber uma ligação dizendo ser do seu banco!
- O banco nunca liga pedindo seus dados pessoais;
- Não dê sua senha ou os números do seu cartão de crédito (número, validade e CVV) por telefone;
- Na dúvida, desligue a ligação e ligue você mesmo para o seu banco ou seu gerente.
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