outubro 25, 2019

[Segurança] O sequestro relâmpago é digital!

Eu já queria ter acabado de postar sobre a Semana de Segurança Digital, com ações de conscientização sobre as principais fraudes que acontecem no Brasil, mas lembrei de comentar sobre uma versão relativamente recente e preocupante de um golpe bem conhecido, o sequestro relâmpago! (caraca, existe até um verbete na Wikipedia sobre isso!!!)

O sequestro relâmpago é um crime no qual uma vítima é sequestrada por um curto espaço de tempo (frequentemente por poucas horas), aonde os criminosos utilizam os cartões de débito e crédito em poder da vítima para fazer compras e saques em dinheiro, até esgotar todos os seus limites de transação. É um golpe famoso no Brasil e muito comum em grandes cidades. Tão comum que até virou filme!


Segundo uma reportagem da Folha, de janeiro a setembro deste ano, as delegacias do estado de São Paulo registraram 278 casos de crimes do tipo (mais do que um caso por dia), embora isso represente 6% a menos do que o ano passado.


Até agora, nenhuma novidade, não é? Mas a preocupação é que atualmente o sequestro relâmpago migrou para a fraude digital!!!

Ao sequestrar uma vítima, os criminosos pedem para ela desbloquear o celular e abrir seus aplicativos bancários! Ao acessar o app, eles transferem todo o dinheiro da vítima, baixam os investimentos e limpam toda a conta! Eles não querem mais apenas os nossos cartões de crédito e débito!

Nessa nova modalidade de sequestro relâmpago, também há casos em que os bandidos carregam suas próprias maquininhas de crédito e débito, de modo que eles mesmos conseguem gastar todo o limite do cartão. Como várias empresas permitem ao comerciante resgatar o dinheiro no dia seguinte, os criminosos seguram a vítima até conseguir resgatar o dinheiro da máquina.

PS: Não, isso não é um boato.

Moral da história: evite carregar muitos documentos, cartões e aplicativos bancários com você. Ande somente com o essencial!

Alguns cuidados básicos incluem:

  • Evite sair de casa com todos cartões bancários e de créditos;
  • Ao sair de casa, separe previamente o dinheiro para pequenas despesas;
  • Quando sair do banco ou do caixa eletrônico, verifique sempre se não está sendo seguido;
  • Não exponha grande quantidade de dinheiro em público;
  • Procure utilizar caixas eletrônicos em locais movimentados, tais como postos de gasolina, shopping centers, farmácias, mercados;
  • Em caso de abordagens por criminosos, nunca reaja;
  • Se possível, diminua o limite do seu cartão de crédito e os limites de saque e cheque especial na conta corrente;
  • Mantenha os investimentos em outra conta, diferente da que você usa no dia-a-dia, de preferência noutro banco. Guarde o cartão dessa conta de investimento em casa;
  • Para os mais paranóicos: tenha 2 celulares: um para o seu dia-a-dia, sem nenhum aplicativo financeiro, e outro em casa, com os apps dos seus bancos.

#SemanaDaSegurançaDigital #CompartilheSegurançaDigital #SegurançaDigital

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.