outubro 25, 2019

[Segurança] Phishing: falsas promoções

Não vou mentir... como estamos no final da Semana de Segurança Digital, com ações de conscientização sobre as principais fraudes que acontecem no Brasil, eu não consigo evitar de postar sobre os golpes mais comuns, aproveitando o material da Febraban. Eu pretendia já ter acabado de publicar sobre esse assunto no meu post anterior, sobre Privacidade, mas agora eu quero escrever esse post e mais um!!!

Afinal de contas, é impossível falar sobre ciber crime e fraudes sem falar dos phishings!!! Segundo a Kaspersky, o Brasil foi o país mais atacado por golpes de phishing no 1o semestre de 2019: 21,66% das ocorrências de phishing no mundo ocorreram no Brasil!


Os ataques de phishing podem se aproveitar de qualquer assunto que seja de interesse da vítima. Uma tática muito comum é usar datas comemorativas para enviar mensagens com falsas promoções, convidando a vítima a clicar em links maliciosos. Datas comemorativas muito comuns incluem o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dias das Mães, Black Friday e o Natal.

Nessas épocas, aumentam as tentativas de golpes aplicados pelos bandidos, com propagandas enganosas enviadas através de e-mails e mensagens, para direcionar a vítima a páginas falsas, idênticas as das lojas virtuais ou de bancos. Nesses sites, o criminoso pode colocar uma tela falsa de login, para capturar os dados, ou simular a compra de um produto que a vítima nunca vai receber. Em ambos os casos, a vítima acaba cedendo seus dados de login e dados bancário para que golpistas façam diversas transações fraudulentas.



Moral da história: pense 2 vezes (ou mais) antes de clicar em um link de uma promoção que você recebeu por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Alguns cuidados básicos incluem:
  • Desconfie de mensagens que prometem coisas muito incríveis ou mensagens com teor negativo, aquelas que pedem para você clicar em um link urgentemente;
  • Antes de clicar em um link, verifique se o endereço do site é o verdadeiro;
  • Para garantir, não clique em links: digite você mesmo o endereço do site no navegador e procure pela super promoção;
  • Prefira sempre comprar em sites conhecidos;
  • Nunca use computadores públicos para fazer compras e transações financeiras online;
  • Mantenha um antivírus atualizado em seus dispositivos;
  • Não repasse para qualquer pessoa nenhum código de segurança fornecido por SMS ou imagem de um QR code enviado para autenticar alguma operação;
  • Na dúvida, procure no site oficial da empresa o telefone da central de atendimento e ligue para eles.
Veja também a página Antifraudes da Febraban.

#SemanaDaSegurançaDigital #CompartilheSegurançaDigital #SegurançaDigital

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.