Afinal de contas, é impossível falar sobre ciber crime e fraudes sem falar dos phishings!!! Segundo a Kaspersky, o Brasil foi o país mais atacado por golpes de phishing no 1o semestre de 2019: 21,66% das ocorrências de phishing no mundo ocorreram no Brasil!
Os ataques de phishing podem se aproveitar de qualquer assunto que seja de interesse da vítima. Uma tática muito comum é usar datas comemorativas para enviar mensagens com falsas promoções, convidando a vítima a clicar em links maliciosos. Datas comemorativas muito comuns incluem o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dias das Mães, Black Friday e o Natal.
Nessas épocas, aumentam as tentativas de golpes aplicados pelos bandidos, com propagandas enganosas enviadas através de e-mails e mensagens, para direcionar a vítima a páginas falsas, idênticas as das lojas virtuais ou de bancos. Nesses sites, o criminoso pode colocar uma tela falsa de login, para capturar os dados, ou simular a compra de um produto que a vítima nunca vai receber. Em ambos os casos, a vítima acaba cedendo seus dados de login e dados bancário para que golpistas façam diversas transações fraudulentas.
Moral da história: pense 2 vezes (ou mais) antes de clicar em um link de uma promoção que você recebeu por e-mail, WhatsApp ou SMS.
Alguns cuidados básicos incluem:
- Desconfie de mensagens que prometem coisas muito incríveis ou mensagens com teor negativo, aquelas que pedem para você clicar em um link urgentemente;
- Antes de clicar em um link, verifique se o endereço do site é o verdadeiro;
- Para garantir, não clique em links: digite você mesmo o endereço do site no navegador e procure pela super promoção;
- Prefira sempre comprar em sites conhecidos;
- Nunca use computadores públicos para fazer compras e transações financeiras online;
- Mantenha um antivírus atualizado em seus dispositivos;
- Não repasse para qualquer pessoa nenhum código de segurança fornecido por SMS ou imagem de um QR code enviado para autenticar alguma operação;
- Na dúvida, procure no site oficial da empresa o telefone da central de atendimento e ligue para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário