outubro 24, 2019

[Segurança] Golpe do Whatsapp

Como estamos na Semana de Segurança Digital, com ações de conscientização sobre as principais fraudes que acontecem no Brasil de acordo com a Febraban:, vamos lembrar do golpe que hoje é uma verdadeira epidemia: o golpe do WhatsApp!

Neste golpe, os ciber criminosos "clonam" o WhatsApp da vítima. Ou seja, eles conseguem acessar o WhatsApp a partir de outro telefone e, assim, trocam mensagens com os contatos, fazendo se passar pela vítima. Os criminosos enviam mensagens pelo aplicativo para os contatos, pedindo dinheiro emprestado.

As desculpas são diversas, como por exemplo, que a pessoa precisa fazer uma transferência e o atingiu o limite diário, ou precisa comprar um carro ou remédios, ou perdeu a carteira, etc. Qualquer que seja o motivo, desconfie !!!


Os criminosos tem algumas técnicas para conseguir roubar o acesso ao WhatsApp da vítima:
  • Clonam a linha telefônica, com o golpe chamado de "SIM Swap": o criminoso transfere a linha celular para um chip em seu poder, e assim ativam a linha em um celular em poder do criminoso. E, com o aceso a linha, ganham acesso ao Whatz também!
  • Sequestram a conta do WhatsApp, transferindo ela para um novo número, nas mãos do fraudador. Os criminosos identificam um número telefônico em sites de anúncios online, ligam para o anunciante e dizem que vão enviar um código de segurança para ativar o anúncio. Esse código, na verdade, é envido pelo WhatsApp pois o criminoso está tentando associar a conta em outro número telefônico. A vítima é enganada, passa o código e perde acesso a sua conta no Whatz.
Moral da história: tome muito cuidado com o seu WhatsApp!
  • Antes de mais nada: habilite no seu WhatsApp a opção de “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes / Conta / Verificação em duas etapas). É uma senha de 6 dígitos que será solicitada periodicamente pelo aplicativo ou quando alguém tentar ativas a conta em outro aparelho;
  • Aproveite e cadastre seu e-mail de contato (Configurações/Ajustes / Conta);
  • Desconfie do uso de gírias, frases informais demais ou erros de ortografia em mensagens de amigos e parentes que não costumam ter esses comportamentos;
  • Sempre desconfiar de pedidos inesperados de empréstimos enviados por mensagens, principalmente se o titular da conta utilizada para depósito é diferente de quem está solicitando;
  • Se alguém pedir dinheiro emprestado pra você, ligue para confirmar se é realmente a pessoa que você conhece;
  • Periodicamente limpe o histórico de conversas antigas e de contatos com quem você não tem mais falado recentemente;
  • Não custa lembrar: jamais clique em links enviados por pessoas desconhecidas.
Veja também essa reportagem do UOL: "Entenda o golpe que rouba conta de WhatsApp sem usar vírus".

#SemanaDaSegurançaDigital #CompartilheSegurançaDigital #SegurançaDigital

PS: Post revisado em 09/01/2020 para incluir mais algumas dicas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.