A KPMG apresenta pontos de atenção sobre a capacidade, infra-estrutura e segurança para prover trabalho remoto, a capacidade de escala dos canais digitais, dependência do time de TI, capacidade do data center e da infra-estrutura na nuvem, dependência de fornecedores e terceiros, e capacidade de resposta a incidentes de TI e de segurança. Também aborda o uso racional dos recursos (times, tarefas, fundo de emergência e orçamento), e o papel da gestão, como exemplo.
O artigo levanta pontos bem interessantes, mas o mais legal é que o pessoal do GAT criou um checklist, em uma planilha excel, baseado nesses pontos. Ele ajuda as empresas a validarem suas estratégias durante a pandemia, e se tem alguma ação faltando.
Para saber mais:
- Coronavírus e Cibersegurança: sua empresa está preparada?
- Immediate actions for the CIO and CISO
- Checklist COVID-19 criado pela GAT
- Adicionado em 08/07: Mais da metade dos brasileiros usa dispositivos pessoais para trabalho remoto (apenas 44% dos funcionários de pequenas empresas receberam instruções de segurança para trabalhar de casa, segundo a Kaspersky)
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