Ao acessar o site do Roadsec, que já tem a chamada para a edição de 2023, eu notei que eles usam alguns símbolos estranho para identificar as atividades os eixos temáticos.
Num rápido bater de olho foi possível perceber que os símbolos parecem seguir uma cifra de substituição simples, aonde cada letra é trocada por um símbolo específico.
E aí vem o terror de qualquer pessoa que se distrai fácil e, pior ainda, procrastinadora: vamos descobrir a cifraaaaaa !!!!!!
Mas, na verdade, descobri que a cifra é um pouquinho mais complexa, pois alguns conjuntos de letras (como "QU" e "SH") são trocados por um único símbolo, e em várias vezes eles fazem a substituição baseado na fonética da palavra, aonde "cloud"vira "kláud", "privacidade" vira "privacidadi", "defesa" é "defeza" e "ataque" vira "ataqui", "hands-on"é "rendson" e "recrutamento" é "rekrutamento". O mais difícil foi interpretar que "hardware' foi codificado como "rarduwr", "DJs" virou "didjeis" e "CTF" virou "cetewfe".
Assim, me parece que a cifra utilizada foi a seguinte:
Ou seja, o pessoal do Roadsec escolheu uma cifra de substituição homofônica para criar a simbologia do evento, pois considera a pronúncia de letras ou sequências diferentes de letras para definir a forma de substituição.
E aí, o que vocês acham? Será que acertei?
Nenhum comentário:
Postar um comentário