Chegamos ao final de ano, prontos para curtir o Natal e fazer os planos para o revellion. Essa é uma época de comemorar junto com os familiares e amigos, e de reflexão.
2022 foi um ano de reencontro em que, dentre outras coisas, conseguimos superar a pandemia do coronavírus e começar a volta a vida "normal". Portanto, nada melhor do que aproveitar essa época para refletirmos sobre como foi nossa jornada até o momento e como queremos prosseguir daqui para a frente. Por isso mesmo, eu quero sugerir uma reflexão: "quais as lições aprendidas nesses 2 anos de pandemia e como podemos usar isso para influenciar positivamente nossas vidas daqui para frente"?
No início da pandemia eu tive uma troca de mensagens com um amigo, que acreditava que voltaríamos da pandemia renovados, com novos valores, com uma grande mudança para melhor. Eu contestei, pois acreditava (e continuo acreditando) que voltaríamos iguais, que as lições aprendidas rapidamente seriam esquecidas e voltaríamos ao mesmo estado como estávamos antes. Passamos 2 anos vivendo em regime de quarentena, com vários dos nossos hábitos alterados durante esse período, com várias reflexões sobre nossos relacionamentos pessoais, nosso impacto no ambiente, blá, blá, blá, vamos voltar ao que tinha antes. Sim, não acredito que vamos melhorar, como sociedade.
Afinal, como diria o He-Man, precisamos aprender com nosso passado...
No meu caso, bem particular, nesse período eu aprendi a valorizar mais o contato com as pessoas mais próximas (amigos e parentes), os aspectos simples da vida, os nossos hobbies e atividades que nos tornam mais felizes. Também passei a creditar que devemos aproveitar mais o "agora" e, principalmente, nos preocupar e respeitar nossa felicidade e nossos valores. Milhares de pessoas sucumbiram ao Coronavírus, de repente e de forma inesperada, deixando planos, sonhos e outras pessoas para trás. Não vamos desperdiçar nossos sonhos, deixar para depois, pois o "depois" pode nunca chegar.
E vamos aproveitar esse momento para planejar bem o nosso futuro...
Ah, não se esqueça de tomar cuidado com as fraudes e golpes online nesse período de Natal e Ano Novo. As dicas são praticamente as mesmas que valem para a Black Friday e para o ano todo, e podemos resumir em "desconfie, desconfie e continue desconfiando".
Veja esses artigos com dicas:
- Why do cyber-attacks increase during holidays?
- Fraudes e golpes: como empresas e consumidores podem se proteger durante o período de altas nas compras online
- SSL no Natal: quais são os pontos de atenção nessa data especial?
- Os principais riscos cibernéticos para os e-commerces durante o fim de ano
- 15 dicas de segurança para evitar golpes virtuais durante compras de Natal
- A Okta teve seu código fonte roubado, após invasão de repositório no GitHub
- Em 22/12 a ZDI anunciou uma vulnerabilidade crítica no kernel do Linux!
- A SPTrans comunicou o vazamento de 13 milhões de cadastros de usuários do Bilhete Único;
- A LastPass admitiu o vazamento de dados e cofres de senha - em um comunicado foi informado que atacantes obtiveram acesso ao backup de uma base de dados com informações pessoais de clientes, incluindo nomes de empresas e dos usuários finais, endereços de cobrança, endereços de e-mail, números de telefone e endereços IP. Também teve acesso aos cofres de senhas criptografadas dos clientes - mas a empresa garante que os cofres de senhas são protegidos com criptografia cuja chave é derivada da senha mestra de cada usuário.
Na medida do possível... kkkk... Boas festas e um excelente 2023 para todos nós !!!
PS: Pequena atualização em 26/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário