Em novembro de 2022 o pessoal do MIT Technology Review publicou o The Cyber Defense Index (Índice de Defesa Cibernética) 2022/23, uma classificação e comparação da postura de segurança das 20 principais economias do mundo, de acordo com seus ativos coletivos de segurança cibernética, capacidades organizacionais e posturas políticas. O índice mede o grau em que essas economias e seus governos adotaram práticas tecnológicas que aumentam a resiliência a ataques cibernéticos.
Para elaborar o ranking, os cientistas do MIT avaliaram e quantificaram como as 20 principais economias do planeta adotam práticas tecnológicas para se prevenir de ataques cibernéticos. O Índice utiliza quatro pilares como base: Infraestrutura Crítica; Recursos de Segurança Cibernética; Capacidade Organizacional e Comprometimento com Políticas.
Veja os 10 primeiros países do índice...
E aqui está o nosso Brasil entre os últimos, logo atrás do México e Índia:
O Brasil ocupa a 18ª colocação no ranking, e recebeu as seguintes notas (de zero a 10):
- Infraestrutura Crítica: 4,63
- Recursos de Segurança Cibernética: 5,87
- Capacidade Organizacional: 4,24
- Comprometimento com Políticas: 3,04
De acordo com os pesquisadores, o Brasil apresenta “carência de investimentos e regulamentações”. Segundo o CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, “Assim como a segurança pública, na rua, é um problema enorme no Brasil, no digital também”.
Na página do estudo é possível ver o ranking, mais detalhes sobre essas categorias e comparar os países.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário