janeiro 26, 2023

[Segurança] Paz, Amor e Hacking: A retomada da BSidesSP em 2022

Em Novembro de 2022 realizamos a décima-sétima edição da Security BSides São Paulo (BSidesSP), mas que dessa vez foi muito marcante para nós por ser a primeira edição após a pandemia do novo Coronavírus.

E, após praticamente 2 anos e meio, o tema que escolhemos para o evento não poderia ser melhor... Os símbolos de "Paz, Amor e Hacking" foram estampados na comunicação visual no dia do evento. Acreditamos que, nesse momento, são valores que precisamos reforçar na comunidade, no nosso mercado de segurança e, porque não, na nossa sociedade.

Durante o período de pandemia, optamos por não realizar as edições de 2020 e 2021, e assim ficamos dois anos sem a BSidesSP! Alguns eventos seguiram durante a pandemia no formato online, mas nós entendemos que a participação presencial é um dos principais benefícios da BSides. Também no início de 2022 nós decidimos não realizar a edição de 2022 em Maio, que é o mês que normalmente acontece a BSidesSP, junto com o You Sh0t the Sheriff (YSTS). Essa decisão aconteceu porque, no momento em que tivemos que escolher entre o "vai / não vai" (no início de 2022) estávamos no pico das infecções pela nova variante Ômicron, então consideramos que seria muito arriscado organizar o evento em Maio. O pessoal do YSYS, por outro lado, optou por arriscar e fazer o evento deles, e felizmente foi um super sucesso!

No decorrer de 2022 a pandemia foi recuando, a quantidade de infecções e mortes caindo e as pessoas começaram a voltar a vida "normal". Assim, em meados do segundo semestre decidimos fazer uma edição da BSidesSP ainda naquele ano, mas tivemos a dificuldade de escolher uma data, pois com a retomada dos demais eventos, o segundo semestre ficou com uma agenda bem cheia de eventos, de agosto a novembro. Para tumultuar ainda mais o calendário, a partir de novembro tivemos as eleições presidenciais e a copa do mundo. Mesmo assim, conseguimos escolher o final de semana de 20/11, que ficou entre a Nullbyte (em 12/11) e a BHack (26 e 27/11).

Ou seja, optamos por realizar uma BSidesSP ainda em 2022, mesmo que não fosse na data tradicional!

Devido a pandemia, decidimos tomar alguns cuidados adicionais:

  • Realizar o evento em apenas um dia (domingo), em vez de dois, como costumávamos fazer, para diminuir a exposição das pessoas;
  • Não fazer a competição de CTF "24 horas", como fazíamos nos últimos anos, com uma "virada" na madrugada, justamente pois achamos que não fazia sentido, naquele momento, deixar a galera numa sala 24h seguidas;
  • Optar pelo uso obrigatório de máscaras durante o evento, ainda mais porque nas semanas anteriores a BSidesSP estávamos vendo um aumento nos casos de COVID.

Missão dada, missão cumprida. E assim, com alguns desafios adicionais e apenas 2 meses de preparação, realizamos a BSidesSP em 20/11 com muito sucesso. O evento bombou e não deixou nada a desejar comparado com as edições anteriores.

Vejam alguns números da BSidesSP 2022:

  • 1.838 inscritos
  • 1.012 pessoas presentes
  • 6 trilhas de atividades na grade oficial (palestras e oficinas)
  • 9 Villages
  • 8 patrocinadores
  • 42 propostas de palestras recebidas em nosso CFP
  • 47 voluntários
  • 3 dinossauros

A quantidade de pessoas presentes acabou superando as nossas expectativas! Incialmente tínhamos a intenção de receber um público semelhante a edição de 2019, ou seja, 1.200 pessoas. Mas precisamos revisar nossa previsão alguns dias antes da BSidesSP devido ao aumento dos casos de COVID nas semanas que antecederam o evento e porque descobrimos que aconteceria a prova do ENEM no mesmo dia da BSidesSP. Assim, estávamos estimando, de forma otimista, que teríamos cerca de 900 pessoas no evento (embora já tivéssemos quase tudo contratado para atender 1.200 pessoas).

 

 

 

As villages também foram um sucesso. São áreas temáticas, organizadas por comunidades ou empresas parceiras, que promovem diversas atividades no decorrer do evento, como palestras, oficinas, laboratórios, etc. A programação da Village é de total responsabilidade da comunidade, e não tem relação com a programação principal da BSidesSP. Tanto é que, embora tenhamos liberado a agenda do evento com cerca de um mês de antecedência, no caso das villages nós recebemos a programação faltando poucos dias para o final de semana da BSidesSP.

 


 

 

A próxima BSidesSP já tem data marcada: 27 e 28 de Maio de 2023, o final de semana colado com o You Sh0t the Sheriff. Reserve a sua agenda!

Adicionado em 31/07/2023: Se você gostou do tema que escolhemos para o evento ("Paz, amor e hacking"), a camiseta está disponível para venda na loja da Imaginario Nerd:

Veja mais:

Um comentário:

Eduardo Fedorowicz disse...

Depois de tanta tempestade, tantos altos e baixos de casos de covid, esperamos que 2023 seja finalmente o da calmaria e retomada da normalidade.
Que a edição deste ano seja melhor ainda e que o evento brilhe cada vez mais!
Abraços e sucesso!

PS: Data devidamente anotada na Agenda de 2023 :-)

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.