Você já reparou que...
- Sai mais barato trocar o monitor do computador, sua TV ou celular quebrado, do que consertá-lo?
- Você gasta muito mais com cartucho de tinta do que comprando a impressora?
- Com que frequência você troca a sua lâmina de barbear?
- Com que frequência você troca as lâmpadas da sua casa? (*)
(*) A propósito, já percebeu como as lâmpadas de LED duram muuuuuito mais do que as lâmpatas tradicionais de filamento? Mas na verdade não precisava ser assim!!! A lâmpada de filamento poderia durar uma centena de anos, se os fabricantes assim quisessem!
Com sua didática e precisão que são peculiares, o Pedro Loos apresenta, no vídeo Por que tudo QUEBRA tão rápido hoje em dia?, o conceito de obsolescência programada, algo que na verdade vem do início do século 20, no início da era industrial moderna.
A obsolescência programada envolve a criação de produtos com um tempo de vida útil bem menor do que seria tecnicamente possível, para forçar a sua quebra e a compra frequente pelos consumidores. Também envolve a criação de truques para dificultar a manutenção de equipamentos, fazendo com que muitas vezes seja mais fácil e mais barato trocar um equipamento do que consertar (ou seja a única forma viável).
A teoria da obsolescência programada, portanto, defende que os produtos modernos são intencionalmente feitos para terem uma vida útil curta, com o objetivo de estimular o consumo constante através da necessidade de substituição frequente dos bens. Acaba sendo uma necessidade artificial, forçada, que é produzida intencionalmente pela indústria ao utilizar componentes de menor vida útil, plantar falhas técnicas que aparecem depois de um tempo de uso, forçar a desatualização tecnológica ou plantar uma sensação de obsolescência no consumidor.
Os exemplos são vários à nossa volta, e o Pedro comenta de alguns no vídeo dele.
O resultado: gastos desnecessários movimentando a economia, desperdício e geração de resíduos.
Para saber mais:
- Aqui no blog:
- Obsolescência programada (post de 2013)
- Retrospectiva: Hackeando trens
- Já citei aí em cima, mas segue: de novo o link para o vídeo Por que tudo QUEBRA tão rápido hoje em dia?
- Essa treta causou muita revolta, na época, e fez com que a Apple se tornasse, praticamente, um sinônimo de "obsolescência programada": De novo! Apple é acusada de reduzir propositalmente autonomia de iPhones com iOS 14.5;
- Conheça a Centennial Bulb, uma lâmpada que está acesa desde 1901!!! Aproveite e mate saudades dos sites de 1990, pois essa página é bem a cara de que foi criado na época do Geocities! (rs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário