No dia 14 de fevereiro fez 80 anos que surgiu o ENIAC, o primeiro computador eletrônico do mundo.
O ENIAC (sigla para Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro dispositivo computacional eletroeletrônico e digital de grande escala da nossa história, abrindo caminho para o surgimento e evolução dos computadores. Ele começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias balísticas, mas só se tornou operacional após o final da guerra, entrando em funcionamento em fevereiro de 1946.
Ele era um computador de uso geral, ou seja, podia ser programado para realizar tarefas diferentes. Essa capacidade de ser reprogramado para resolver problemas numéricos complexos foi uma das contribuições mais revolucionárias do ENIAC para a evolução dos computadores. Ele podia ser reconfigurado para realizar diferentes cálculos, em vez de executar uma única tarefa fixa. Além disso, o ENIAC podia executar "desvios condicionais", alternando entre diferentes cálculos com base em resultados intermediários. Em outras palavras, naquela época o ENIAC já podia realizar operações do tipo "if-then".
A sua capacidade de processamento era suficiente para realizar 5.000 adições, 357 multiplicações ou 38 divisões por segundo - o que era considerado muito rápido na época. Veja mais algumas características dele:
- Possuía cerca de 17.468 válvulas à vácuo, de 160 kW de potência, 1.500 relés, 70.000 resistores, 10.000 capacitores e quase cinco milhões de juntas soldadas à mão;
- Pesava cerca de 30 toneladas e ocupava cerca de 170m²;
- Foram gastos cerca de 500 mil dólares em sua construção.
O ENIAC foi construído na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia, um projeto liderado pelos cientistas Presper Eckert e John Mauchly. Ele substituiu uma equipe de 200 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística, sendo que seis delas se tornaram as primeiras programadoras do ENIAC.
O ENIAC tornou-se obsoleto e economicamente inviável após 10 anos de operação, tendo sido desativado no dia 2 de outubro de 1955 e posteriormente desmontado.
Para saber mais:



Nenhum comentário:
Postar um comentário