abril 10, 2011

[Cyber Cultura] Um ano do vazamento do vídeo "Colateral Murder"

No dia 05 de abril o grupo Anonymous comemorou um ano que o Wikileaks vazou o polemico vídeo chamado "Colateral Murder" ( "Assassinato Colateral"), que mostra um helicóptero de ataque Apache dos militares americanos atacando civis em Nova Bagdá em 2007 e matando vários civis, incluindo dois funcionários da Reuters.

O vídeo, filmado a partir do sistema de mira de um helicóptero Apache, mostra claramente o assassinato a sangue frio, não provocado, de um grupo de civis, incluindo os funcionários da Reuters, e as pessoas que apareceram para resgatá-los. Duas crianças envolvidas no resgate também foram gravemente feridas. Antes do vazamento do vídeo, os militares americanos não revelavam como o pessoal da Reuters foram mortos, e afirmavam não saber como as crianças ficaram feridas. Mesmo depois de reclamações da Reuters, o incidente foi investigado e os militares concluíram oficialmente que as ações dos soldados estavam em conformidade com a lei dos conflitos armados.



Após divulgar o vídeo"Colateral Murder", o WikiLeaks cresceu de importancia e passou a publicar informações sobre a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque. No final do mesmo ano, 2010, começou a liberação de 250 mil documentos ("cables") secretos da diplomacia americana.

Como resultado desses primeiros vazamentos de documentos militares, incluindo vídeo, os militares prenderam o soldado Bradley Manning, suspeito de (e mais tarde oficialmente acusado de) vazamento do material confidencial para o WikiLeaks. desde que foi preso, os conhecidos de Manning relatam que ele tem sofrido punições cruéis e incomuns, tendo sido privado do seu direito a um julgamento rápido. Também acusam os militares de tentar forçá-lo a confessar sua ligação com Assange e toda a organização WikiLeaks.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.