julho 15, 2011

[Cyber Cultura] Apresentando com o iPad

Nesta semana tive a feliz oportunidade de palestrar na primeira edição do CNASI-PE, em Recife, uma excelente iniciativa do IDETI.

Aproveitei a chance para estreiar o meu iPad para fazer a apresentação. Minha intenção era justamente verificar se o iPad realmente funcionaria tão bem quanto um computador, de forma que eu poderei usá-lo tranquilamente quando for viajar ou participar de eventos. Afinal, é mais fácil e prático carregar um iPad do que um notebook. Além de permitir fazer apresentações, posso usá-lo para ler e-mails, fazer anotações, usar o Twitter e navegar a vontade.

E não é que o iPad se deu muito bem em seu primeiro grande desafio?

Para fazer apresentações com o iPad é muito simples: basta ter um cabo adaptador VGA próprio, que custa apenas US$ 29,00 nos EUA e o software específico. Eu recomendo fortemente o Keynote, que custa apenas US$ 9,99.

Na véspera da minha palestra eu instalei os softwares. Primeiro eu tentei usar o Documents to Go Premium, mas rapidamente descobri que perdi US$ 16,99: além dele não ter um modo de apresentação dos slides, ele só permite editar o texto dos slides - não é possível alterar imagens, posicionamento do texto, etc. Serve somente para visualizar uma apresentação no iPad, bem nas coxas. Além disso, ele não abriu arquivos .pptx e perdeu um pouco da diagramação, algumas fotos e formatação do arquivo original.

Entretanto, quando eu instalei o Keynote foi só alegria: ele não só apresentou total compatibilidade com o arquivo que eu criei originalmente no Power Point, como ele manteve tudo, incluindo efeitos de transparência e animações. E o Keynote também permite alterar qualquer elemento da apresentação, de forma fácil e com muitos recursos de edição. Simplesmente perfeito!

A surpresa mesmo foi no dia da palestra: durante o coffe-break eu simplesmente conectei o iPad no projetor e funcionou perfeitamente, logo na primeira vez, projetando a imagem perfeitamente. Se fosse um computador normal, talvez eu perdesse um tempo configurando a saída de vídeo, resolução, etc. Não no iPad: ele funcionou perfeitamente de primeira, sem complicações!

Não tem como negar: o Steve Jobs é f*!!!

2 comentários:

"Aqui pra você!!!" disse...

Legal. To procurando facilitar meus trabalhos, apresentações...
Vou optar por um ipad. Mas, por favor, qual é o modelo do seu ipad?
Grato.

Anchises disse...

Para isso eu usei o iPad de segunda geração, mas até onde eu sei, todos os modelos funcionam muito bem para apresentar.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.