julho 10, 2011

[Opinião] Com os pés no chão

Nesta última sexta-feira, dia 08 de julho, a NASA lançou a última missão dos ônibus espaciais, e assim encerrou uma era na exploração especial. Neste dia, o ônibus espacial Atlantis foi lançado no Cabo Canaveral, na Flórida, para sua última missão espacial, que marcou também a aposentadoria definitiva das naves da Nasa, após um pouco mais de 30 anos de atividade e, com esta, 135 missões no espaço.



Eu vi e ouvi vários comentários na imprensa sobre este vôo e o final dos ônibus espaciais (o UOL, por sinal, criou uma página especial sobre o assunto e ouvi uma reportagem interessante na CBN, reproduzida abaixo).



Segundo o astronauta brasileiro Marcos Pontes, os ônibus espaciais poderiam continuar em operação, e seu projeto era considerado 50 anos adiantado na época em que foi concebido. Porém, os dois acidentes (o Challenger em 1986 e o Columbia em 2003), o alto custo de operação e, de certa forma, a crise econômica nos EUA, minaram o projeto. Pelo que eu vi na imprensa, apesar dos ônibus espaciais serem reaproveitáveis, o seu custo de operação era superior ao dos foguetes tradicionais. O interessante é que a NASA não tem um projeto de nave espacial substituta, e a partir de agora, os astronautas americanos terão que pegar carona nos foguetes russos, enquanto a agência espacial espera a iniciativa provada americana fornecer opções de naves.

É impressionante ver um onibus espacial de perto! on TwitpicPosso estar errado, mas para mim, o final dos ônibus espaciais diminui também nossos sonhos de exploração espacial. A partir de agora, somente veremos astronautas viajando pelo espaço em filmes de ficção científica. E mesmo assim, de agora em diante, talvez não tenhamos tantos filmes aonde astronautas humanos exploram o universo (como a sensacional franquia Jornada nas Estrelas), mas os filmes de ficção serão mais voltados para estórias aonde extraterrestres chegarão até nós, aqui na Terra (ou invadirão o nosso planeta).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.