julho 26, 2011

[Segurança] Canal Livre discute como o Brasil se defende de ataques cibernéticos

No início do mês de Julho, o programa Canal Livre da TV Bandeirantes apresentou uma discussão sobre a recente onda de ataques cibernéticos aos sites do governo brasileiro (e do mundo), aonde foram discutidos como o governo Brasileiro tem se preparado para se defender destes e alguns outros ataques complexos (como o caso do Stuxnet, que também foi citado).

O programa é organizado pelo jornalista Joelmir Beting e foi dividido em dois blocos, aonde participaram o general José Carlos dos Santos, chefe do futuro Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, e o Raphael Mandarino Junior, diretor do Departamento de Segurança da Informação (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no primeiro bloco. Em seguida, participaram do programa o delegado Carlos Eduardo Sobral, Chefe da Unidade de Repressão a Crimes Ciberneticos da Policia Federal, e o Consultor da Segurança da Informação Paulo Henrique Lemos.

No início da primeira parte, a Band fez um resumo dos ataques recentes, para só depois começar a discussão em si. Os convidados responderam várias perguntas dos jornalistas da Band, mas o que mais me chamou a atenção foi quando o jornalista Antonio Teles questionou o General Santos e o Raphael Mandarino porque, no meio a tantos ataques identificados contra o governo, ninguém até hoje foi preso.

No terceiro bloco, o delegado Sobral já começou informando que desde 2003 foram presas mais de 1.100 pessoas envolvidas em condutas já criminalizadas pela lei brasileira, como pornografia infantil e fraude bancária (que teve 40 operações da PF), mas a nossa legislação ainda não prevê punições e meios de investigação para crimes de alta tecnologia, ou seja, crimes contra sistemas de informação (computadores, servidores, dados, etc).

O programa está dividido em quatro vídeos, reproduzidos abaixo. (veja aqui os links para a primeira, segunda, terceira e quarta parte do programa)







Um comentário:

Douglas disse...

Uns profissionais na área não tão contar de ataques de adolescentes, imaginar um equipe formanda por um país atacar, qual seria o estrago?
Você acreditar que numa ação assim
o Brasil está mais vulnerável que outros países na américa latina?

Qual seria o resultado de um ataque na infraestrutura brasileira?

Daqui a pouco vamos ter Copa do mundo e Olimpíada, isto me preocupa.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.