dezembro 18, 2012

[Segurança] Espionagem no Brasil

Recentemente a revista Veja publicou uma reportagem sobre "O mercado bilionário da espionagem no Brasil" aonde ela descreve algumas características e estatísticas do mercado de espionagem pessoal e empresarial.

A Veja cita uma pesquisa da consultoria RCI - First Security and Intelligence Advising, que estima que o mercado de espionagem no Brasil tenha movimentado cerca de 1,7 bilhão de reais em 2011, incluindo serviços de empresas e de profissionais autônomos (os detetives particulares), formais ou não, e investimentos em equipamentos de espionagem e de contraespionagem. A pesquisa também estima que as empresas perdem com espionagem no Brasil entre 1 bilhão e 1,5 bilhão de reais

As principais estatísticas estão sumarizadas no infográfico abaixo, criado pela revista Veja:



A reportagem termina com um parágrafo interessante:
"Os números da espionagem no Brasil mostram o valor da informação, seja ela pessoal ou empresarial. No mundo dos negócios, a relevância dos dados é refletida nos ganhos e perdas econômicos de uma corporação. Na vida pessoal, o uso de dados fruto de espionagem podem causar desde um divórcio milionário até um crime passional."

Não custa lembrar também que há pouco tempo eu publiquei aqui no blog um post sobre casos recentes de espionagem industrial, que ajuda a ilustrar o problema da espionagem, refletido nas estatísticas acima.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.