setembro 04, 2013

[Cyber Cultura] Hackerspace Passport

O "Hackerspace Passport" é uma imitação de passaporte que foi criada há pouco tempo atrás pelo Mitch Altman, um dos fundadores do Noisebridge (o hackerspace de São Francisco), como uma forma divertida de estimular as pessoas a visitarem outros hackerspaces e guardarem um tipo de recordação das visitas que fizeram. Assim, sempre que você visita um hackerspace, ganha um carimbo em seu passaporte (normalmente com o logo do hackerspace visitado).

Como ele mesmo diz, o passaporte pode ajudar a promover um maior número visitas a hackerspaces em todo o mundo. Além do mais, o passaporte hacker transmite uma sensação maior de que fazemos todos parte de uma grande comunidade. De quebra, também serve para estimular os hackerspaces a aumentar a colaboração mútua, a visitação entre eles e incentivar todos os hackerspaces a apoiarem uns aos outros.

Hoje em dia, vários Hackerspaces e até mesmo algumas conferências de segurança ao redor do mundo (incluindo a Defcon e a Co0L BSidesSP) já fizeram seus próprios carimbos, para que as pessoas possam ter seu passaporte carimbado onde quer que vão.

Atualmente o passaporte dos hackerspaces pode ser comprado em alguns sites no exterior (os preços indicados não incluem o frete):
Os hackerspaces e eventos de segurança podem colocar um pequeno selo em seus sites indicando que aceitam Hackerspaces Passports - ou seja, eles tem um carimbo para que você leve seu passaporte lá!


Para saber mais:

2 comentários:

Unknown disse...

Opa.
aonde eu posso adquirir a versão impressa ?

Anchises disse...

Ricardo, você pode encontrar o passaporte a venda no Garoa Hacker Clube, na co0L BSidesSP, na H2HC e em alguns hackerspaces brasileiros.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.