setembro 26, 2014

[Cyber Cultura] Bye-bye, Orkut

No final de junho deste ano a Google anunciou que iria terminar com o Orkut, e a data fatídica está próxima: vão desligar o servidor da tomada no dia 30 de setembro.

Ao anunciar a decisão, o Google disponibilizou uma ferramenta para que antigos usuários possam exportar o conteúdo de seus perfis (seus dados, recados e depoimentos, fotos), chamada de Google Takeout. É uma ferramenta muito fácil de usar, que cria um arquivo zip com todos os seus dados no Orkut. Também é possível transformar seu perfil do Orkut em um do Google+. Segundo o Google, as mensagens das comunidades públicas serão mantidas em algum tipo de arquivo online.

Segundo o post no blog oficial do Orkut, a iniciativa durou 10 anos, e perdeu lugar para o YouTube, Blogger e o Google+. Hum, esqueceram de citar o Facebook ;)

O Orkut foi, sem dúvida, um dos pioneiros nas redes sociais e teve seus anos de glória até a estratosférica ascensão do Facebook. Aqui no Brasil, o Orkut e suas comunidades dominaram a Internet até Setembro de 2011, quando perderam a liderança para o "Face" e foram encolhendo desde então. Em janeiro deste ano, ainda havia 6 milhões de brasileiros ativos no Orkut. Em 2008, o Orkut chegou a ter 40 milhões de usuários ativos.


Em março deste ano, a revista Super Interessante fez uma reportagem bem legal sobre o Orkut, chamada "Orkut - As ruínas, dez anos depois". Eles visitaram os "escombros" do Orkut, para ver o que ainda existia e se alguém ainda o usava. A conclusão? O Orkut é o "Retrato de uma Internet do passado": dos scraps e depoimentos em miguxês, de suas comunidades e álbum de fotos, e dos perfis falsos e debochados de celebridades, sobraram "carcaças de comunidades engraçadinhas, perfis abandonados, vírus camuflados de álbuns de fotos, convites para o jogo Colheita Feliz esquecidos no tempo...".

Mas, o que eu achei mais interessante desta reportagem é o comentário de que, no Orkut, "Está um silêncio aqui". Ou seja, o Orkut era uma rede social muito menos interativa do que o Facebook. A timeline do Facebook é atualizada constantemente, a toda hora, com posts, fotos, comentários e Likes dos amigos, algo que nos convida a ficar o tempo todo online, conferindo as novidades da timeline. No Orkut não existia algo similar. As interaçãoes eram feitas um-a-um através de scrapbooks (recados colocados diretamente na página de um usuário específico) e mensagens. Isto tornava o Orkut um ambiente muito mais tranquilo (e menos interativo) do que o Facebook ("quase pacífico", "sem muita exposição").

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.