A Global CyberLympics, por exemplo, é uma competição internacional promovida pela EC-Council, com a participação de três mil equipes de todos os continentes, sendo mais de 70 países em 2014. É escolhida uma equipe de cada continente, que irá disputar a final em Barcelona nos próximos dias 29 e 30 de setembro (uma equipe Brasileira estará representeando a América do Sul!). A competição é focada em defesa, com etapas eliminatórias que testam as habilidades dos participantes em segurança.
Os CTFs são muito populares em eventos de segurança, com a vantagem de aproveitar o público que vai no evento para também participar da competição. Talvez uma das maiores e mais famosas é a competição realizada durante a Defcon, que junta times de todo o mundo e é realizada paralelamente ao evento, em uma sala dedicada, gigantesca.
Alguns eventos no Brasil, além da Ekoparty, na Argentina, realizam competições de CTF.
- A H2HC é uma das pioneiras em realizar competições de CTF aqui no Brasil, sem dúvida. Ela já realizou competições 8 vezes, mas em 2011 não deu quorum, quando por coincidência o CTF fez parte de uma etapa do Cyberlimpcs. Neste ano, vão realizar novamente a competição.
- O Roadsec, o evento de segurança organizado pela Flipside e que acontece em diversas cidades brasileiras, começou a organizar uma competição este ano, batizada de Hackaflag e que é patrocinada pela Symantec. Eles tem realizado uma etapa em cada cidade do evento e os vencedores de cada cidade ganham viagem e estadia para disputar a final em São Paulo, no dia 02/12. A próxima edição do Roadsec, com direito a participar do Hackflag, será neste final de semana (27/09), em Recife.
- A Co0L BSidesSP é outro evento que já realizou duas competições de CTF, mas nos dois casos teve poucos competidores :(
Existem outras competições de CTF que acontecem online, pela web. São exemplos disso o Pwn2Win e o Hacking'n roll, ambos nacionais. Nestes casos, os interessados precisam apenas montar suas equipes e se cadastrarem. O Pwn2Win é um CTF híbrido pois tem uma etapa de Ataque (cujo objetivo é capturar a bandeira em um servidor de uma empresa fictícia) e outra "Jeopardy-style", aonde os competidores tem que resolver diversos desafios em Forense, Engenharia Reversa, Criptografia, Redes, etc. No Pwn2Win, a competição terá duração de 24 horas consecutivas, começando às 13h37 do dia 11/10.
As competições de CTF são uma ótima oportunidade de aprendizagem e de treinar suas habilidades. Mas as vezes tenho receio de que não sejam muito populares aqui no Brasil, pois já vi algumas competições nacionais com pouco ou nenhum participante :(
Nota (adicionada em 25/09): esqueci de citar o site CTF Time, que é uma iniciativa bem interessande de centralizar informações e rankings de várias competições de CTF em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário