junho 25, 2015

[Cyber Cultura] Snowden é pop !!!

O Edward Snowden está ficando pop !!!!

Recentemente a Anistia Internacional usou a imagem dele para divulgar uma petição online contra o vigilantismo indiscriminado dos governos dos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.


Nos últimos tempos a imagem do Edward Snowden tem sido cada vez mais associada a luta a favor da privacidade e da liberdade de expressão na Internet, e ele está gradativamente ganhando uma áura de herói e símbolo desta luta.

Para começar, vale lembrar que o documentário sobre ele, Citizenfour, foi ganhador do Oscar 2015. Em Março deste ano um grupo de artistas fez um busto em bronze dele e colocou em um parque em NY, em um antigo memorial de guerra. A instalação ficou bem legal, mas foi rapidamente retirada pelas autoridades locais. Em seguida, instalaram lá mesmo uma versão holográfica da escultura.


Recentemente, foi disponibilizada a versão 3D desta escultura, para que qualquer um pudesse imprimir em sua impressora 3D doméstica.



Em Maio, um artista Italiano fez uma instalação em uma praça de Berlin, a Alexanderplatz, com três estátuas em tamanho real de Edward Snowden, Julian Assange e Chelsea Manning.


Vale a pena lembrar também que edição de Setembro de 2014 da revista Wired publicou uma longa reportagem de capa sobre o Edward Snowden. O repórter viajou até Moscow para entrevistá-lo e para fazer uma sessão caprichada de fotos. A reportagem conta como era a vida dele antes do vazamento de informações, detalha as razões que o motivaram a fazer isso e como o vazamento foi feito.



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.