Eu já tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa aonde o data center era totalmente zoneado. Havia uma cascata de cabos de rede atrás de cada rack, e era impossível identificar quais cabos conectava o que aonde.
O resultado? Qualquer manutenção nos equipamentos era uma dor de cabeça. Quando um equipamento era desligado, a sua ponta do cabo era desconectada, mas muitas vezes a outra ponta permanecia lá, aumentando a bagunça. Diversas paradas aconteciam no ambiente e qualquer tentativa de consertar demorava horas.
Certa vez, todo um prédio do call center ficou sem trabalhar durante o dia inteiro porque alguém conectou um cabo de rede em loop e toda a rede parou. Demoramos o dia inteiro para achar o problema e identificar o maldito cabo. Imagina o prejuízo de uma empresa que fica um dia inteiro sem os sistemas do call center :(
Manter um ambiente de TI organizado e documentado é um esforço constante:
- todos os equipamentos tem que ser identificados e documentados;
- todos os cabos (de rede e de força) devem seguir o padrão e normas específicas, além de serem identificados e posicionados dentro das devidas canaletas;
- o diagrama de rede tem que ser atualizado a cada mudança.
Acredite, é muito menos trabalhoso manter o ambiente organizado a cada mudança do que tentar arrumar tudo depois.
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