novembro 04, 2016

[Cyber Cultura] Fog Computing

Em um artigo da Business Insider, vi recentemente o conceito de "Fog Computing", também chamado de "Edge Computing", que é o termo criado para designar a "nuvem de dispositivos" que faz a conexão entre o mundo IoT e o mundo de Cloud Computing. Imagine a imagem de uma nuvem, a "cloud computing", cercada por uma névoa que são os milhares de dispositivos que interagem com as aplicações hospedadas na nuvem.

Os dados são capturados pelos dispositivos localizados na "névoa" e podem, inclusive, sofrer algum tipo de pré-processamento. Nesse modelo, os sensores e outros dispositivos conectados a rede local ou a Internet enviam seus dados para os dispositivos próximos que estejam na "névoa". Estes dispositivos podem atuar como um simples gateway de comunicação entre os equipamentos IoT e a nuvem, ou equipamentos coletores que pré-processam os dados.




A Business Insider também prevê que em 2020 existirão 34 bilhões de dispositivos conectados a Internet - dos quais, 10 bilhões serão equipamentos tradicionais, como computadores, smartphones e tablets.

Ou seja, com a proliferaçao do uso de dispositivos IoT, cresce a demanda de armazenamento e processamento da gigantesca massa de dados gerada por eles. Todos esses dados serão processados e armazenados por servidores na Nuvem, e assim, surge esse grande "névoa" ao redor da "nuvem" interligando centenas ou milhares de dispositivos conectados.

Que viagem, né? Mas eu achei bem legal :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.