outubro 19, 2018

[Carreira] Dicas de viagem de um viajante frequente

No mundo profissional, é muito comum encontrar empregos aonde as viagens de negócio são rotina. Isso acontece principalmente com quem trabalha em empresas multinacionais e que são responsáveis por atender clientes (ou sites da sua empresa) espalhados pelo país ou por vários países. Essa rotina também é comum para quem trabalha na área comercial e quem trabalha na área técnica, com consultoria ou implementação de projetos.

Embora pareça glamuroso você viajar por vários países em uma mesma semana, a verdade é que a rotina de trabalho e o tempo gasto em trânsito (isto é, dentro de taxis, em salas de espera no aeroporto e dentro de aviões) são muito cansativos.

Quem vive esta rotina de viagem pode se beneficiar de algumas dicas básicas que podem facilitar a sua vida e diminuir o stress.
  • Acumule milhas. Isso só traz vantagens a médio e longo prazo: comprar passagens sem gastar nada, fazer upgrades de cabine e acesso a salas VIPs nos aeroportos!
  • Escolha os melhores assentos nos aviões, de acordo com o seu gosto e preferência. No momento da emissão da passagem, vá no site da compania aérea e, com o seu código de reserva, acesse as informações de seu vôo e marque os assentos o mais rápido possível, para pegar os melhores lugares. Você provavelmente gosta de sentar na janela ou no corredor, mas com certeza ninguém gosta de ficar na poltrona do meio! Gosta de ficar na frente do avião, mais perto da entrada e saída?
  • Se você tem status na compania aérea, aproveite para pegar lugares com mais espaço ou pleitear um upgrade;
  • Faça o check-in on-line Isso pode poupar bastante tempo, especialmente se o viajante não for despachar a bagagem;
  • Aproveite e salve uma imagem do cartão de embarque em seu celular, é mais prático. Além disso, algumas companhias aéreas low-cost cobram para imprimir o cartão de embarque, então de quebra o viajante também economiza dinheiro;
  • Tenha os principais documentos de viagem sempre guardados em um único lugar: passaporte, cartões de milhagem de companias aéreas, etc;
  • Tenha uma balança de viagem, para evitar as taxas de excesso de bagagem exorbitantes. Pese as suas malas assim que acabar de fazê-las e, se necessário, reorganize suas coisas para distribuir melhor o peso;
  • Coloque objetos de valor na mala de mão. As malas despachadas podem ser extraviadas;
  • Leve uma muda de roupa na mala de mão, você vai precisar se, por azar, a companhia aérea adiar seu vôo (ou conexão) ou se eles perderem a sua mala (nesses casos, em geral pode demorar um ou dois dias para a mala chegar);
  • Ao passar no raio-x do aeroporto, coloque todos os seus acessórios metálicos (celulares, relógios, moedas, óculos escuros, chaves) no bolso do casaco e coloque o casaco na esteira do Raio-X. É mais rápido, fácil e prático, e diminui o risco de você esquecer algo no raio-X.

Veja mais algumas dicas no vídeo abaixo:


Para saber mais:

Um comentário:

Muita Viagem disse...

Boas dicas!

e hoje em dia, máscara e álcool gel!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.