outubro 16, 2018

[Cyber Cultura] Vício em se manter conectado

Todos nós já passamos por isso em algum momento... imagine uma situação aonde você fica um tempinho, digamos 1 ou 2 horas, sem usar o seu celular. A bateria acabou, ou você está em algum lugar sem sinal, por exemplo. Imediatamente vem aquela angústia, aquela preocupação, de que alguém pode estar tentando te ligar ou te mandar uma mensagem, e você não tem como responder.

E se a sua esposa (marido) precisa falar algo urgente? E se você perdeu uma mensagem da sua gerente?

O nosso excesso de conectividade aos smartphones e, mais precisamente, às redes sociais, nos traz a necessidade de estarmos conectados e disponíveis 100% do tempo.

E esse fenômeno tem um nome:

FOMO (Fear of Missing Out)


O FOMO não surgiu agora, e pode ter várias outras origens além de ficar desconectado da Internet, mas o mundo atual potencializou esse vício e o tornou algo comum nos dias de hoje. Pior: pode causar angústia, mau humor e até mesmo depressão!

Essa necessidade de ficar o tempo todo nas redes sociais causa um outro transtorno de comportamento, batizado de...

Phubbing


O phubbing é uma invenção dos tempos modernos, quando ficamos conectados online e ignoramos as pessoas a nossa volta. Isso acontece frequentemente no ambiente de trabalho, nos encontros com família e amigos, e até entre casais. As pessoas a sua volta se sentem ignoradas e hoje em dia é muito comum vermos situações em que quase todos, em uma roda de conhecidos, estão com o rosto colado no celular sem interagir com quem está ao lado.



Sem perceber, o ambiente de trabalho ou pessoal fica jogado a segundo plano, causando um desconforto nos demais. Um esforço simples para ficar desconectado por alguns minutos já resolveria isso, mas a necessidade de permanecer conectado nos deixa cegos, e raramente percebemos estes excessos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.