maio 06, 2019

[Cyber Cultura] Buzzword do momento: Open Banking

Está surgindo um novo paradigma tecnológico que vai revolucionar o mercado financeiro. Não, dessa vez não é o bitcoin nem o blockchain. Estamos falando do...

Open Banking


Adaptando a definição dada pelo Banco Central no Comunicado n° 33.455 de 24/4/2019, "o Open Banking é considerado o compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras, a critério de seus clientes, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, de forma segura, ágil e conveniente."

Dentro do conceito de Open Banking, as instituições!oes financeiras devem disponibilizar APIs (interface de programação de aplicações) para que empresas e aplicativos terceiros possam prover serviços, criando novos modelos de negócios digitais e complementando o portifólio de serviços financeiros.

É importante ressaltar que o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais depende de prévio consentimento do cliente.

O Banco Central pretende definir os requisitos e o processo de implementação do Open Banking através da publicação de atos normativos e também iniciativas de autorregulação. Tais atos normativos devem ser submetidos para a consulta pública no segundo semestre de 2019.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.