janeiro 23, 2020

[Segurança] Novo golpe do Whatsapp: "Golpe da festa"

Uma reportagem do The Hack nos alertou sobre uma nova tática dos criminosos para conseguir sequestrar o WhatsApp da galera. Batizado de “golpe da festa”, os criminosos enviam uma mensagem com um falso convite para alguma festa, reunião, evento de negócios ou um jantar cortesia em um restaurante badalado, e pedem seu código do WhatsApp como se fosse a confirmação do convite.

Segundo a The Hack, o fraudador liga para a vítima e informa que foi enviado um convite especial para uma certa celebração, mas para confirmar a presença é necessário informar um código de confirmação que foi enviado no mesmo instante via SMS. Na verdade, esse código é o PIN de verificação do WhatsApp, pois neste momento o criminoso está solicitando o acesso a conta da vítima. Distraída, a vítima passa o código e imediatamente perde acesso a sua conta do WhatsApp.

Ao conseguir acessar a conta da vítima, o criminoso parte para o golpe: começa a buscar os contatos de amigos e parentes próximos para pedir dinheiro emprestado em nome da vítima.

Ainda assim, o golpe mais comum hoje em dia continua sendo obter o código de ativação do Whatsapp fazendo se passar por um atendente de site de anúncios online.


A melhor forma de prevenção é habilitar a funcionalidade de "Confirmação em duas etapas" do WhatsApp, que nada mais é do que uma senha de segurança simples, de 6 números (6 dígitos não é grande coisa em termos de segurança, mas é melhor do que nada). Ao tentar ativar o WhatsApp em outro aparelho, ele pede essa senha, e assim dá mais trabalho para o fraudador.

PS: Vale a pena ler essa reportagem do portal 6 minutos: "Golpe do WhatsApp: Saiba como se prevenir e o que fazer se acontecer com você"

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.