janeiro 07, 2020

[Segurança] Prepare-se para a guerra cibernética dos memes!

Não é de hoje que os presidentes americanos adotaram o hábito de atiçar um conflito no Oriente Médio quando a popularidade deles está em baixa. Seguindo essa onda, o presidente Donald Trump resolveu atiçar o vespeiro ao ordenar um atentado contra um alto general do governo iraniano, o que obviamente despertou a ira do país.


Essa recente escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã tem causado temores de uma terceira guerra mundial (em inglês, abreviada pela hashtag "#WWIII", sigla para "World War III"), algo que nos tempos atuais é sinal de que há uma enxurrada de memes na internet.







Recentemente o Department of Homeland Security (DHS) publicou um boletim de alerta avisando sobre a iminente possibilidade de um conflito com o Irã, e vale a pena destacar que eles falam explicitamente sobre o risco de ataques cibernéticos:
"Iran maintains a robust cyber program and can execute cyber attacks against the United States. Iran is capable, at a minimum, of carrying out attacks with temporary disruptive effects against critical infrastructure in the United States."
Entre as dicas de como se preparar para a situação, duas delas dizem respeito a possibilidade de ciber ataques:
  • Be prepared for cyber disruptions, suspicious emails, and network delays.
  • Implement basic cyber hygiene practices such as effecting data backups and employing multi- factor authentication. For more information visit CISA.gov.
Mas será que uma guerra cibernética entre os EUA e Irã pode mesmo acontecer? Isso é assunto para meu próximo post, aguardem...

PS: Achei esse artigo ótimo, vale a leitura: "A New, Meme-Fueled Nostalgia for War".

PS/2: Post atualizado em 09/01 para incluir a imagem da notícia do New York Times sobre o ataque ao Iraque ordenado pelo presidente Bill Clinton, em 1998.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.