março 19, 2020

[Segurança] Template de Política para Trabalho Remoto

Ainda na carona da adoção do home office por causa da pandemia de Coronavírus, os nossos amigos da Daryus disponibilizaram, online e gratuitamente, um excelente "Template de Política de Home Working", que pode ajudar as empresas a formalizar essa iniciativa - ou mesmo revisar suas políticas atuais.

O documento, disponível em PDF, inclui diversas sugestões de diretrizes, incluindo temas como frequência de utilização, condição de participação, tópicos sobre gestão de desempenho e controle de ponto, além de responsabilidades do empregado e seu gestor imediato.

O template tem vários pontos interessantes, tais como como:
  • Todos os colaboradores em Trabalho Remoto deverão cumprir a jornada estabelecida em seu contrato de trabalho;
  • Os profissionais sujeitos a controle de ponto não estão autorizados a realizar horas-extras no dia em que estiverem em Home Office;
  • O colaborador em Trabalho Remoto deve permanecer disponível para contato durante a jornada normal de trabalho.
Eu, particularmente, só não gostei do uso da expressão "Home Working". Prefiro "Trabalho Remoto", "Teletrabalho" ou, simplesmente, o bom e velho "Home Office".

Também vale a pena dar uma olhada na publicação do NIST sobre esse tema: "NIST Special Publication 800-46 Revision 2 - Guide to Enterprise Telework, Remote Access, and Bring Your Own Device (BYOD) Security"

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.