dezembro 30, 2020

[Segurança] Retrospectiva: o CTF no Brasil em 2020

Quando eu escrevi o meu post sobre os eventos de segurança em 2020, eu preferi não comentar sobre como foram os CTFs em 2020. Isso porque, nos últimos anos, os CTFs fizeram parte dos principais eventos de segurança do mercado. Mas, com muitos eventos cancelados ou migrando para o modelo online, em 2020 as competições de CTF acabaram ficando de lado.

Mas mesmo num cenário que parecia ser ruim, nós tivemos 2 notícias sensacionais para o cenário de CTF nacional:

  • O projeto Ultimate Hacking Championship (UHC) ganhou relevância !!! Essa foi uma ótima iniciativa, uma idéia bem legal de transformar as competições de CTF em um e-esporte ("e-sports") - ou seja, trazendo torcida, narração e mais energia para as competições. Depois da profissionalização, formalização e investimento na comunidade o projeto só tem aumentado e alcançando muitas pessoas de forma positiva. A transmissão das competições acontece ao vivo, no https://www.twitch.tv/hackingesports.

Eu acredito que as competições de Capture The Flag (CTF) são importantíssimas para crescer e fortalecer a comunidade de segurança, e são uma ótima oportunidade de aprendizagem para as pessoas interessadas na área e até mesmo para os profissionais que já atuam no mercado. Por isso mesmo, fico muito contente em ver o sucesso do ELT alcançando o mundo e ver também a iniciativa do UHC crescendo.

Durante muitos anos, as competições de CTF ficaram restritas a poucos eventos de Segurança no Brasil, com poucas pessoas participando. O surgimento do Roadsec e o seu Hackaflag, organizado pela Flipside, ajudou a popularizar o CTF em todo o Brasil. Hoje é impossível pensar na comunidade de segurança e nos principais eventos sem uma competição de CTF.

Parabéns aos envolvidos!
#orgulho

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.