dezembro 28, 2020

[Cidadania] Retrospectiva 2020 (com memes)

O que falar de 2020?

Esse foi um ano em que, antes da metade dele, já queríamos que acabasse logo. A propósito, a TV Globo bem que tentou fazer isso, marcando um show do Roberto Carlos no meio do ano. Não adiantou, e o ano não acabou. Parece que vivemos em um filme de Hollywood, daqueles dramas pastelões em que o mundo acaba todo cagado.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do Coronavírus, mas também foi o ano dos grandes incêndios na Austrália (Janeiro) e no nosso Pantanal (Agosto), as pragas de gafanhotos na América do Sul (Julho), a explosão em Beirute (Agosto), só faltou uma invasão alienígena... O pessoal do Porta dos Fundos resumiu muito bem como foi esse ano:

O ano de 2020 também foi marcado pela luta contra o racismo e contra a violência policial, iniciada pelo triste assassinato do americano George Floyd, que desencadeou o movimento Black Lives Matter (BLM) (Vidas Negras Importam). Esse movimento repercutiu no mundo todo, inclusive aqui no Brasil, aonde a violência contra os negros é uma triste rotina (veja esse vídeo do Leandro Karnal). No Brasil, a luta contra o preconceito as mulheres ganhou força graças ao triste caso do "estupro culposo".

Todos nós, no mundo inteiro, fomos desafiados pela pandemia do novo Coronavírus, que nos colocou em quarentena, popularizou o home office e consumiu mais de 1,7 milhões de vidas em todo o mundo e praticamente 200 mil pessoas no Brasil. Se todos os mais de 7 milhões de brasileiros que contraíram o Coronavírus fossem colocados em uma única cidade, essa "Covidlância" seria a 3a maior cidade do país, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por isso, 2020 foi marcado pela quarentena e pelo isolamento social.

 

Com muitas cidades decretando quarentena forçada, muitas empresas foram obrigadas a mover sua força de trabalho para o Home Office. O lado positivo disso foi que muitas empresas e funcionários que ainda não tinham adotado esse modelo, foram obrigado a fazê-lo, e mesmo os empresários mais céticos descobriram que é possível trabalhar, com produtividade, de casa. O resultado é que provavelmente o Home Office é um regime de trabalho que deve ser adotado por muitas empresas após a pandemia.

Com o isolamento social surgiram também as lives!!! Acho que no começo da pandemia houve uma preocupação generalizada de que as pessoas não teriam nada para fazer em casa, e por isso mesmo pipocaram milhares de lives na Internet. Não só as festas e confraternizações migraram para os aplicativos de video-chamada. Diversas empresas e profissionais começaram a disponibilizar vídeos, cursos, palestras debates, shows gratuitamente na Internet, que aprendemos a chamar genericamente de "lives". O lado bom é que nunca tivemos acesso a tanto conteúdo gratuito. O lado ruim é que ficou impossível acompanhar isso tudo, causando uma exaustão - pelo menos para mim!

Assistimos a corrida desesperada dos países e indústria farmacêutica por uma vacina, criada em tempo recorde. Uma corrida "vencida" pela Rússia, quando o presidente Putin anunciou em Agosto que já tinha uma vacina e havia testado com sucesso na própria filha.

O que aprendemos com a pandemia e a quarentena?

  • Que as tecnologias de comunicação e de conectividade nos mantém juntos, mesmo que separados;
  • Mas mesmo assim um abraço, um beijo e um aperto de mãos fazem muita falta;
  • Foi escancarado que ainda existe um grande abismo social no Brasil, e o acesso a Internet de qualidade ainda está longe de ser universal;
  • Que o home office é possível para a maioria das empresas;
  • Descobrimos que fake news não é só sobre política e terraplanismo. Vimos uma enxurrada de notícias falsas e boatos sendo compartilhados nas redes sociais relacionados à curas milagrosas para o Coronavírus. Será que alguém realmente injetou ozônio para se curar do coronavírus?
  • Aprendemos a lavar as mãos direito.

Mais do que nunca, com todo mundo isolado e dependendo das redes sociais para manter contato com familiares e amigos, esse 2020 foi o ano para questionarmos as influências negativas das redes sociais no nosso dia-a-dia, um debate que foi aquecido graças ao documentário "O Dilema das Redes".

Em termos de segurança, este foi mais um ano marcado pelos grandes vazamentos de dados e pelos ataques de ransomware (em breve eu publico um post sobre isso, aguarde!).

Por último... na minha opinião, a melhor coisa que aconteceu em 2020 foi isso aqui: "O que tecnologia pode fazer por você: fãs desenham e animam último episódio de Caverna do Dragão".

Seguem mais alguns memes para encerrar esse post e esse ano:




Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.