junho 22, 2021

[Segurança] O golpe do Pix agendado

Um novo golpe está se popularizando, aonde os criminosos usam engenharia social aproveitando que muitas pessoas ainda não estão completamente familiarizadas com o uso do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Os fraudadores aproveitam da funcionalidade de agendar uma transferência via Pix e, assim, enviam um recibo de um pix agendado para a vítima, dizendo que fizeram a transferência por engano. A vítima acredita que o pagamento foi feito e o fraudador pede para ela devolver o valor.

Detalhe: atualmente os bancos não tem obrigatoriedade de notificar o destinatário de um Pix, quando ele for agendado. Por isso, a instituição pagadora (o banco aonde o fraudador agendo a transferência) armazenam as informações da transação (como se, por exemplo, colocassem ela em alguma espécie de fila) e só realizam ela no dia prometido. Então, para aplicar esse golpe, provavelmente os fraudadores enviam diretamente para a vítima apenas o comprovante de agendamento do Pix - e a vítima cai no golpe pois não confere a data de realização da transação e nem verifica o extrato para confirmar que o suposto dinheiro da transação caiu na conta.
 
Vejam por exemplo um relato que está circulando em alguns grupos de whatsapp:
“Ontem lá no trabalho a tarde minha colega recebeu um pix de 250 reais mas estava na opção agendada

Ela ficou sem entender, de quem tinha feito, logo em seguida ela recebeu um zap de uma pessoa desesperada falando que tinha feito um PIX errado e caiu na conta dela,  e se ela podia devolver com urgência pq alguém dela estava esperando esse dinheiro.

Minha colega na hora ficou tão aflita devido o desespero da pessoa que quase transferia, mas ainda bem que estávamos com ela pois tinha um grande detalhe: 
PIX agendado para o dia 15 no caso ia cair hoje 16, então percebemos que isso é um novo golpe, então falamos para ela, para dizer a pessoa que iria devolver mas quando o dinheiro estiver na conta dela, pois ainda estava agendado!

Pois o dinheiro não entrou e a pessoa bloqueou ela”
Para quem é da época de fazer depósitos no caixa eletrônico, já existia um golpe semelhante: o fraudador fazia um depósito em uma conta, mas colocava no caixa eletrônico um envelope vazio. O crédito do valor declarado do suposto depósito aparecia no extrato da vítima, mas como os envelopes só eram abertos no final do dia, somente no dia seguinte a vítima descobria que nenhum depósito foi processado.

Moral da história? Sempre tome muito cuidado se alguém pedir para você devolver um valor transferido para a sua conta. Só faça isso após ter certeza de que realmente recebeu esse dinheiro. Verifique no seu extrato para confirmar o credo em conta e, na dúvida, procure o seu banco.

Atualização (28/06): Segundo o Banco Central, essa descrição não passa de boato porque esse formato de golpe não pode ser executado. O recebedor de um Pix agendado só recebe a notificação quando o dinheiro cai na conta, não no momento do agendamento.

Um comentário:

Edton disse...

Apesar de precisarmos continuar atentos, parece ser um boato: https://blog.nubank.com.br/golpe-do-pix-agendado-entenda/

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.