maio 17, 2023

[Segurança] IA usada no golpe do Whatsapp!!! WTF!?

Recentemente fui convidado a colaborar na reportagem “Bandidos clonam voz de influenciador para aplicar golpe” no SBT News, que foi ao ar no programa Primeiro Impacto.

A matéria do SBT ficou excelente, muito clara, educativa, objetiva e muito bem trabalhada. A equipe foi sensacional e merece todo o parabéns.

A reportagem tratou de um caso recente, do influenciador Dario Centurione do Almanaque SOS, que contou em suas redes sociais que golpistas clonaram sua voz usando inteligência artificial (IA) para aplicar o golpe do Whatsapp em seu pai. Dessa forma, acreditando que o filho tinha enviado uma mensagem pedindo dinheiro emprestado, o pai perdeu R$ 600 depois de fazer uma transferência via Pix para os ladrões.

Veja o vídeo da reportagem abaixo:


Essa foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre a evolução das fraudes, em especial desse golpe do Whatsapp que impacta milhares de pessoas vulneráveis. Tenho certeza que , atualmente, todo mundo conhece alguém que já foi abordado ou já caiu (infelizmente) nesse golpe.

A novidade agora é a clonagem da voz para facilitar o convencimento da vítima. Até então, a principal dica para evitar cair no golpe sempre foi que, se alguém te pedir dinheiro pelo Whatsapp, que faça uma ligação para confirmar a identidade da pessoa. A dica continua super válida, mas os criminosos, sabendo disso, normalmente recusam a ligação e dão alguma desculpa, como se o sinal estivesse ruim, se tivessem algum motivo para não atender a chamada naquela hora. Uma mensagem de áudio com a voz clonada, portanto, pode ser suficiente para o criminoso enganar sua potencial vítima.

Na reportagem falamos de uma dica que tem sido compartilhada nesses casos, que é o de combinar uma palavra secreta com seus familiares mais próximos. A minha sugestão é mais simples e prática: na troca de mensagens, pergunte algo simples, mas falso, sobre alguma coisa que poderiam ter feito juntos ou que supostamente a pessoa do outro lado teria feito (algo como "você viu a tia ontem, ela melhorou da dor na perna?"). O fraudador provavelmente vai dar alguma resposta, e qualquer que seja, vai indicar que não é a pessoa verdadeira, pois a pergunta foi sobre algo que não aconteceu.

Assustador, não é!?

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.