maio 09, 2023

[Segurança] Principais golpes no e-commerce

Um estudo da OLX e da AllowMe indicou os 3 principais golpes direcionados aos clientes brasileiro das plataformas de e-commerce em 2022:
  • Compra Confirmada: O fraudador faz um falso comprovante de depósito ou de transferência com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e, assim, entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens. Esse golpe se popularizou muito com os pagamentos via PIX, e há quadrilhas especializadas em criar comprovantes falsos. Ele representa uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio;
  • Anúncio Falso:  O fraudador anuncia um produto nas plataformas de compra e venda, com um valor muito abaixo de mercado para atrair as vítimas mais facilmente. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto;
  • Roubo de Dados: Fraudadores roubam dados pessoais para usar em golpes. Eles podem tentar obter acesso a conta das vítimas em plataformas de e-commerce ou criar contas fraudulentas em seus nomes.
Veja algumas estatísticas da OLX e AllowMe sobre esses golpes:
  • O prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2022 foi de cerca de R$ 551 milhões;
  • O Golpe da Compra Confirmada representa 57% dos casos de fraudes - um aumento de 75% em relação a 2021.
  • O Falso Anúncio está em segundo lugar, na lista de golpes, com 37% dos casos e aumento de 52% em relação ao ano anterior;
  • O Roubo de Dados fecha a lista em terceiro lugar, com 6%.Apesar do baixo percentual, em 2022 ocorreu uma tentativa de roubo de contas por minuto.
  • Os eletrônicos são a categoria mais visada em golpes, liderados pelos Smartphones (representando 45% dos casos, com preferência pela marca iPhone, com 72% desses), seguidos pelos Videogames (16% dos casos, e os da marca PlayStation são os preferidos dos golpistas, em 65% dos golpes desse tipo de produto). Computadores ficam em terceiro lugar, com 15% dos golpes.
  • 70% das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial, sendo a quinta-feira o dia da semana com maior incidência;
  • A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos;
  • As fraudes representaram 1% das transações realizadas por celular e 3% das transações por meio de computadores.
O estudo também destaca que os golpes são praticados por associações criminosas extremamente organizadas, que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.

Para saber mais:

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