maio 04, 2023

[Segurança] Tecsec Podcast: layoffs, eventos e comunidades de segurança

Hoje, dia 05/04 (Star Wars Day) foi para o ar o episódio número 42 (o significado da vida, do universo e tudo mais) do Tecsec Podcast, justamente com uma entrevista minha.

Diante de tanto simbologismo nerd, eu tinha que escrever um post sobre isso, não é verdade?

O Tecsec Podcast é uma iniciativa bem legal do Gustavo Marques e do Josué Santos, aonde eles entrevistam profissionais que atuam no mercado de segurança. O foco principal da iniciativa é tratar temas relacionados a conscientização em segurança, mas em muitos momentos eles já falaram sobre carreira, gestão e diversidade & inclusão - entre outras coisas.

Essa foi a segunda vez que participei do TecSec Podcast. Na primeira vez (EP12) conversamos sobre conscientização em segurança e sobre diversidade no nosso mercado. Mas na época eles só gravavam o áudio do bate-papo. Atualmente eles gravam o podcast em um estúdio, então tem a versão dele nas principais plataformas de streaming de áudio, mas também com o vídeo completo no Youtube.

A proposta inicial desse bate-papo era de falarmos sobre as comunidades de segurança e eventos, aproveitando a proximidade com a Security BSides São Paulo (BSidesSP). Mas aproveitamos para também conversar um pouco sobre os movimentos de layoffs (demissão em massa) realizados principalmente pelas empresas de tecnologia e seu impacto no mercado de trabalho e em nós mesmos (profissionais que foram desligados nesses processos). Fazendo um rápido resumo da nossa conversa (spoiler alert):
  • Layoffs: Acredito que estamos vivendo um movimento de manada. Ou seja, as empresas aproveitam essa onda global de cortes e, para não ganhar destaque, também demitem seus funcionários. Para nós, que trabalhamos com tecnologia e/ou segurança, o mercado continua aquecido: a falta de mão de obra é tão grande que, mesmo assim, a oferta de empregos é maior do que a quantidade de profissionais disponíveis. Eu espero que esse movimento sirva para que as pessoas percebam que, para as empresas, somos apenas um número, um headcount. Não importa o quento você se dedique, se a empresa quiser te desligar, ela vai fazer. E não tem como evitar. Ah, o chefe é seu amigo - mas se ele for demitido, você pode ir em seguida;
  • Comunidades: São uma característica muito legal do nosso mercado (TI / Sec), e permitem o networking e a troca de conhecimentos. Temos diversas comunidades na área, e vale muito a pena participar delas. Fica difícil definir o que é uma comunidade de segurança, pois não existe uma única. Temos dezenas de comunidades e as pessoas circulam entre elas;
  • Eventos: Temos diversos eventos de segurança no Brasil, alguns com caráter mais técnico, outras mais comercial. Junto com mais dois amigos (Ranieri Romera e Thiago Bordini), organizamos a BSidesSP desde 2011, um evento totalmente focado para a comunidade, gratuito e com palestras de qualidade. A BSidesSP atrai os profissionais na área e também estudantes e pessoas interessadas em entrar no mercado. Organizar um evento desses é muito desafiador, mas também muito prazeroso.
Esses três temas (comunidades, eventos e layoffs) tem algo muito importante em comum: o networking entre os profissionais da área é uma das principais formas de conseguir novas oportunidades no mercado!

O bate-papo pode ser ouvido na Amazon Music, Deezer, Google Podcast, no Spotify e no Youtube. Veja aqui o link para essas plataformas. Veja o vídeo do meu bate-papo abaixo:


Veja também dois recortes (um e dois) que eles fizeram da nossa entrevista:

    
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.